14 de novembro de 2006

Um presépio em cada casa


A Igreja vai dar início a um novo ano litúrgico. Esse início faz-se com o Advento, tempo de espera. Somos convidados a preparar o Natal, o nascimento de Jesus.
Devemos ajudar os nossos catequizandos a preparar a vinda de Jesus. Uma preparação mais consciente e mais esclarecida. Como catequistas temos uma obrigação muito importante, é de procurar que desde os primeiros anos de catequese eles sintam a necessidade de fazer a caminhada do Advento, não de uma forma material, mas sim, de uma vivência cristã, semana após semana. E esta preparação não deve ser só na catequese, mas também, no meio da família e dessa forma fazer com que os pais sintam necessidade de os acompanhar.
O ideal seria que toda a comunidade trabalhasse um projecto comum. Poderemos encontrar várias propostas para este tempo de Advento. Por exemplo, os Salesianos apresentam uma proposta de caminhada para este ano C, também podemos preparar a caminhada sugerida pela revista “A Mensagem”. Estes materiais podem ajudar-nos a preparar melhor o Advento e assim “olhar o Natal” com os olhos da fé, da esperança e do amor.
E quando falamos em preparação do Natal, não de podemos esquecer os símbolos que nos fazem tornar visível esta quadra. Para lá das árvores, bolas, luzes, Pais-Natal, é necessário dar relevância ao presépio. E poderíamos sugerir que em cada casa se começasse a preparar, semana a semana, um presépio, para que assim, no dia de Natal todas as famílias se pudessem reunir à volta do nascimento de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário