21 de novembro de 2006

ADVENTO II




O advento inicia-se com o Domingo que ocorre em 30 de Novembro ou mais próximo desse dia, dura 4 semanas. O Advento deixou de ser considerado um tempo penitencial, para ser principalmente um «tempo de alegre expectativa». Isto é claro na reforma litúrgica do Calendário, no qual se nota um compromisso entre duas perspectivas:
«O tempo Advento tem dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens; simultaneamente é tempo em que, comemorando esta primeira vinda, o nosso espírito se dirige para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o Advento apresenta-se como um tempo de piedosa e alegre expectativa» (Normas Gerais sobre o Ano Litúrgico, 39)


A esta dupla característica correspondem duas partes bem diferenciadas:
-Até 16 de Dezembro predomina a dimensão escatológica
-A partir de 17 de Dezembro passa para primeiro plano a preparação próxima do Natal.


O Leccionário dominical propõe-nos 3 ciclos durante o Advento:


  • No Domingo I domina a perspectiva escatológica, com o anúncio do Juízo e do Dia do Senhor; é preciso estar atentos aos sinais, não se pode ver Deus directamente, mas há sinais que nos ajudam a descobri-Lo.

  • No Domingo II e III, o protagonista é João Baptista, caracterizando-se ainda o Domingo III pelo tema da alegria; João Baptista é o mensageiro da conversão. Há um apelo à conversão como na Quaresma, mas uma conversão que tem um tom diferente, esta preparta-nos para acolher um Dom.

  • No Domingo IV apresenta-se a preparação próxima da Vinda histórica do Senhor(Anunciação a José[AnoA], a Maria [AnoB] e a Isabel [AnoC])


Durante este tempo:

  • 1ª Leitura é profetica, quase sempre Isaías (Ano A: Proto-Isaías; Ano B: Dêutero-Isaías; Ano C: outros profetas:Jeremias, Baruc, Sofonias, Miqueias).
  • 2ª Leitura é dirigida ao presente dos cristãos, ajudando-os a adoptar as atitudes próprias deste tempo, com exortação à vigilância e à conversão, é quase sempre de S.Paulo (mas também de 2Pd, Tiago e Hebreus).

Sem comentários:

Enviar um comentário