29 de novembro de 2006

A COROA DO ADVENTO


No próximo Domingo será o I Domingo do Advento. É o início do ano litúrgico, tempo precioso de preparação para o Natal. São quatro domingos e para marcar esse tempo comecemos a preparar a Coroa do Advento.
A origem da coroa do Advento remete-nos aos povos da Alemanha, que durante a escuridão do Inverno faziam a união de luzes ao redor das folhas verdes, na expectativa da primavera que renovaria a natureza. A origem deste costume é pagã. Os cristãos assimilaram estas tradições, marcando a espera do natal (nascimento de Jesus, luz do mundo) com a confecção de uma coroa luminosa, nos mesmos moldes das antigas tradições germânicas.
O cristianismo dá, então, sentido a esta linguagem e integra-a na sua liturgia e facilmente se descobre, na coroa do advento, uma afinidade com outras práticas tradicionais, nomeadamente o rito do “lucernário”(o acender da luz ao cair da noite); na sua forma circular, símbolo primordial da eternidade; na cor verde vegetal, sinal de vida e esperança.
As quatro velas que progressivamente se vão acendendo, semana após semana, até ao Natal, aponta o caminho das trevas para a luz, como nos diz o profeta Isaias: "o povo que andava nas trevas viu uma grande luz".

A Coroa é um círculo de folhas verdes com alguns enfeites e quatro velas. Cada vela indica um domingo do Advento. Não há nenhuma norma para a cor das velas. Podem ser todas brancas ou de diversas cores. Pode-se fazer também um arranjo de folhas verdes e flores com um castiçal de quatro velas. Há mil maneiras para se fazer a coroa. Ela é colocada em cima de uma mesa, na entrada da casa. Nas Igrejas são colocadas na entrada, no lado de fora, ou dentro pendurada no teto, em cima de uma mesa ou ainda num pedestal.
Que este símbolo do Advento não falte em nossas casas e nas nossas Igrejas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Enviar um comentário