20 de novembro de 2006

ADVENTO I



Através do Ano Litúrgico a Igreja propõe que entremos num ritmo comum. Cada um poderia viver os gestos de Cristo à sua maneira e seu jeito. O Ano Litúrgico pretende ajudar-nos a entrar no mesmo dinamismo, assim os cristãos, vão actualizando permanentemente o Mistério de Cristo, e o vão revivendo. É este o sentido do Ano Litúrgico, que “dura um ano solar durante o qual a Igreja celebra a obra salvífica de Cristo, realizada através de uma comemoração sagrada em dias determinados ao longo do ano”.(SC 12)

Mas nem sempre existiu a actual estrutura do ano litúrgico, foi sendo criada aos poucos.
A primeira festa foi a Páscoa. Foi comemorada continuamente, como momento da morte e Ressurreição de Jesus. Depois à volta da Páscoa, foi surgindo um ciclo de preparação e continuação, a Quaresma e o Tempo Pascal. Só no século IV é que começa a aparecer um tempo de preparação para o Natal. O Natal começa por ser uma festa oriental, da epifania, da manifestação de Jesus. Não era uma festa de cariz histórico. Mesmo hoje celebramos o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro, mas não sabemos as datas históricas, ao contrário da data da Páscoa que sabemos Ter sido próxima do dia 14 de Nisan, do calendário judaico. A data do Natal provém de confluência de festas pagãs, que foram substituídas por festas cristãs.

Advento tempo de espera, tempo em que dizemos
Maranatha - Vem Senhor Jesus.

Advento significa chegada, corresponde à palavra grega Parusia, a chegada ou a vinda de uma personagem importante, chegada de um rei, de uma personagem importante depois de um grande feito. É essa a perspectiva que esta presente neste tempo. Nós celebramos um advento histórico que já foi e um advento que continua hoje. É um advento que celebra o passado no presente e que aponta para um advento futuro, a última vinda.. Ao celebrarmos a vinda de Jesus à História, o Natal, não nos limitamos à uma esperança igual a dos Profetas, pois eles estavam à espera do Messias, não é lembrar uma situação que já não existe. Nós celebramos, fazemos memória desse momento histórico. É um tempo que nos acorda, que nos convida a estar vigilantes e nos faz um apelo através de João Baptista, que nos aponta o caminho. João Baptista é uma das figuras características do Advento.

Sem comentários:

Enviar um comentário