23 de novembro de 2006

Cristo Rei do Universo


Jesus Cristo é o Rei do Universo e de cada um de nós

É uma das solenidades mais importantes do calendário litúrgico, porque se celebra Cristo Rei do Universo. O seu Reino é um Reino de verdade e de vida, de santidade e de graça, de justiça, de amor e de paz.

A festa de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI em 11 de Março de 1925.
O Papa quis motivar os católicos a reconhecerem em público que a cabeça da Igreja é Cristo Rei.

Ao encerrar o ano litúrgico com esta festa quis se realçar a importância de Cristo como centro de toda a história universal. Ele é o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim. Cristo reina através de todos nós com a sua mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, é para sempre e para todos os homens.

Esta festa tem um sentido escatológico pois celebramos Cristo como Rei de todo o Universo. Sabemos que este Reino já começou, pois fez-se presente na terra a partir da sua vinda ao mundo há mais de dois mil anos.

A Igreja tem a incumbência de anunciar a Boa Nova e fazer crescer o Reino de Jesus Cristo entre os homens. E para que Jesus reine em nossas vidas, em primeiro lugar temos que conhecer Jesus Cristo. A leitura e reflexão do Evangelho, a oração e os sacramentos são os meios para conhecê-Lo e dos quais se recebe a graça que vai abrindo o nosso coração ao Seu amor.

Com a festa de Cristo Rei se conclui o ano litúrgico.

Sem comentários:

Enviar um comentário