7 de novembro de 2006

Preparar o Natal

Estamos no início de Novembro e já as montras se vestem de Natal, são os brinquedos, as luzes, os adornos, … O comércio começa a atacar em força e ainda nem sequer chegamos ao Advento.
Como viver esta época na forma de um cristão? Como preparar os catequizandos para o essencial do Natal, o nascimento de Jesus? Como os preparar para a vinda de Jesus? Afastá-los do que os rodeia? Negar o que lhes entra pela casa dentro?
A propósito vou partilhar algo que aconteceu num grupo do 1º ano de catequese.

Como sempre a catequista preparou cuidadosamente a catequese desse dia. Quase sabia tudo de cor. Seguiu o guia à risca, a sala muito aprumada tudo estava no seu lugar, não havia porque correr mal.
Fez-se o acolhimento, entraram na sala como habitualmente e a catequista começou a expor o tema. O Tema era falar sobre o nascimento de Jesus e como era importante para nós cristãos preparar e viver o Natal. Jesus era tão nosso amigo que até quis nascer no meio dos homens.
Nesse momento o João levantou um dedo. A catequista olhou e disse:
-Diz lá, João.
-Catequista o Pai-Natal também é amigo de Jesus?
-João, o Pai-Natal não é chamado para aqui, está caladinho e ouve.
Passados poucos minutos o João levanta o braço e a catequista já um pouco aborrecida diz:
- O que é agora João.
-Ó Catequista, mas o Pai-Natal é amigo de Jesus.
-Lá estás tu a perturbar a catequese. Já te disse para estares calado.
E a Catequista continuou a desenrolar a sua catequese.
Mais adiante o João de pé e com o braço levantado insiste:
-Mas diz lá, o Pai Natal é ou não é Amigo de Jesus.
-João está calado ou vais já lá para fora. Estás a distrair os teus amigos.
Neste momento, escusado será dizer que cada uma das crianças começava a divagar o seu pensamento através da imagem do Pai-Natal, Natal, brinquedos e sabe-se lá mais o quê.
Assim continuou a catequese até à actividade. A catequista sugeriu que se fizesse um desenho para a exposição de Natal. Depois da actividade fizeram uma oração e saíram.
Os pais aguardavam os seus filhos, um a um foram despedir-se da catequista. A mãe do João foi buscar o seu filho, disse ao menino para dar um beijo à catequista e perguntou inocentemente.
-Então, o João portou-se bem?
-Nem queira saber, passou o tempo todo a perturbar a classe. Só teve sossego no momento da actividade.
Diz a mãe um pouco entristecida: - Então João são maneiras de estar na catequese?
Ao que o João responde: - Ó mãe, eu só queria saber se o Pai- Natal é amigo de Jesus.
Lá foram embora e a catequista foi arrumar a sala e guardar os desenhos. Qual o seu espanto e desespero quando olha para o desenho do João.
Um bonito presépio, um pouco original. No cimo da cabana em vez de ter um anjo, estava lá, uma figura vestida de vermelho, com umas enormes barbas.
Perante isto, a catequista reconheceu que ao tentar ignorar aquela pergunta do João, acabou por ser ela a estragar a catequese.
Na semana seguinte a catequese foi sobre O Natal de Jesus e o significado de tudo o que o envolve: As bolas de Natal, o Pai-Natal, os presentes, as luzes, coroa de Natal, os arranjos, as velas, os anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário