27 de novembro de 2006

EVANGELHO DE S. LUCAS


S. Lucas é o Evangelista do Ano litúrgico C. Ao percorrermos o Leccionário dominical podemos ver que as leituras do Evangelho, no decorrer do ano C, são quase todas retiradas do Evangelho de S. Lc. Principalmente durante o Tempo Comum é feita uma leitura contínua. E se tivermos uma visão global desse Evangelho poderemos compreender melhor o ritmo da sua leitura.
Podemos encontrar delineado o seguinte esquema:
Prólogo : Lc1,1-4
Anuncia o tema, o método e o fim da sua obra.
Infância de Jesus: Lc.1,5 – 2,52
É constituída por uma longa introdução do anúncio do nascimento de Jesus e pela narrativa do nascimento de Jesus.
Ministério na Galileia: Lc.3,1 – 9,50
Narra o prelúdio da missão messiânica (3,1-4,13); a missão de Jesus na Galileia (4,14-9,50), a sua atitude face às multidões, aos primeiros discípulos e aos adversários(4,31-6,11), o seu ensino aos discípulos (6,12-7,50); a ligação estreita dos doze à sua missão (8,1-9,50).
Partida e Subida a Jerusalém. Lc.9,51 – 19,28
Desenvolve-se no quadro da subida de Jesus a Jerusalém. O esquema literário de Lucas é original, mas artificial, pois não demonstra continuidade geográfica nem progressão doutrinal. O autor reúne uma série de elementos, colocando-os na perspectiva do evento pascal, a consumar-se na cidade de Jerusalém.
Ministério em Jerusalém: Lc. 19,29 – 24,56
Fala do cumprimento efectivo da salvação em Jerusalém em três partes: o ensino de Jesus no Templo(20,21), a narração da Paixão(22,23) .
Epílogo: Ressurreição – Aparições – Promessa do Espírito: Lc. 24,1-53
Faz a narração da Páscoa. Omite a tradição das aparições na Galileia e situando todos os acontecimentos pascais em Jerusalém. Lucas põe em evidência o lugar central daquela cidade na História da Salvação.

Composição e data:
Na composição do seu Evangelho Lucas utilizou grande parte de materiais comuns a Marco e Mateus, além dos que lhe são próprios e dos contactos com o Evangelho de João. A arte e sensibilidade de Lucas manifestam-se na sobriedade das suas observações, na delicadeza de atitudes, no dramatismo de certas narrações, no sentido de misericórdia das cenas com pecadores, mulheres e estrangeiros.
A composição deste Evangelho é situada por volta dos anos 80-90.
Segundo uma tradição antiga (santo Ireneu), o autor é Lucas, médico, discípulo de Paulo. Pelas suas características este Evangelho encontra-se mais próximo da mentalidade do homem moderno: pela sua clareza, pelo cuidado nas explicações, pela sensibilidade e pela arte do seu autor.
Lucas mostra o Filho de Deus como Salvador de todos os homens, com particular atenção aos pequeninos, pobres, pecadores e pagãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário