6 de novembro de 2006

ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico está a chegar ao fim, encerra com a Solenidade de Cristo Rei, que se celebrará no próximo dia 26 de Novembro.

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs aos seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Liturgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.

Celebrando a cada ano os mesmos Mistérios e procurando vivê-los, progredimos em direcção ao fim dos tempos, construindo um mundo novo ano a ano. O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da salvação.
No entanto, o Ano Litúrgico não coincide com o Ano Civil, isto é, não começa no mesmo dia; enquanto o Ano Civil começa no dia 1 de Janeiro, o Ano Litúrgico inicia-se quatro domingos antes do Natal, no primeiro Domingo do Advento.

O Ano Litúrgico é formado por dois grandes ciclos (o do Natal e o da Páscoa) e por um longo período de 33 ou 34 semanas, dependendo do ano, chamado de Tempo Comum.
Podemos descrevê-lo da seguinte maneira:
1. CICLO DE NATAL
Inicia-se com o Advento, que é um período de preparação – e não de penitência – e de esperança, recordando a chegada do Natal e o eminente retorno de Cristo. (Maranatha – Vem Senhor Jesus).
A seguir vem o Natal, que lembra o nascimento humano do Verbo divino. Depois vem a Epifania, em que Jesus se manifesta às nações como Filho de Deus. Por fim, vem o Baptismo do Senhor, que marca o início da missão de Jesus que culminará com a Páscoa.
2. PRIMEIRA PARTE DO TEMPO COMUM
Inicia-se na Segunda-feira após o Baptismo do Senhor e vai até à terça-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas.
É um tempo de esperança e de escuta da Palavra e o ensinamento baseia-se no anuncio do Reino de Deus pregado por Jesus.

3. CICLO DA PÁSCOA
Começa na Quarta-feira de Cinzas, quando se dá início à Quaresma; esta dura quarenta dias, os quais são destinados à penitência, oração, jejum e, principalmente, conversão. Durante a Quaresma não proferimos “aleluias” e nem enfeitamos as igrejas com flores. No final da Quaresma, inicia-se a Semana Santa, que é formada pelo Domingo de Ramos (que mostra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, anunciando a proximidade da Páscoa) e o Tríduo Pascal (que se inicia com a Ceia do Senhor na Quinta feira, na Sexta feira a Morte do Senhor e tem, na
Ressurreição do Senhor o seu ponto máximo no Ano Litúrgico e que ocorre durante a vigília do Domingo de Páscoa). Cinquenta dias depois da Páscoa, temos o Pentecostes, que assinala o nascimento da Igreja iluminada pela presença vivificadora do Espírito Santo.

4. SEGUNDA PARTE DO TEMPO COMUM
Começa na Segunda-feira após o Domingo de Pentecostes e termina no Sábado anterior ao Primeiro Domingo do Advento. Possui a mesma finalidade da primeira parte do Tempo Comum.
Tempo destinado ao acolhimento do Reino de Deus pregado por Jesus.



Na Liturgia os Anos Litúrgicos são divididos em Ano A - Ano B e Ano C.-
Ano Litúrgico A = Segue o Evangelho de São Mateus.
Ano Litúrgico B = Segue o Evangelho de São Marcos.
Ano Litúrgico C = Segue o Evangelho de São Lucas.
O Ano Litúrgico que vamos viver (ano 2007) é o Ano Litúrgico C. Isto quer dizer que iremos ao longo do próximo ano, escutar textos retirados do Evangelho de São Lucas.

Sem comentários:

Enviar um comentário