28 de abril de 2007

S. Barnabé Apóstolo


De seu nome José, a quem os apóstolos haviam dado o cognome de Barnabé, que quer dizer "filho da consolação", membro da tribo de Levi, natural de Chipre (Act.4,36), proprietário de terras em Jerusalém. Apenas sabemos que era um bom teólogo, mas não existe dele qualquer carta ou discurso. Aberto a novas ideias e disponível. Lucas apresenta-o como homem bom e generoso, tendo vendido terras para sustentar a igreja em crescimento.

Quando Paulo vem a Jerusalém depois da sua conversão, todos têm medo. Barnabé acolhe-o, apresenta-o aos apóstolos e arranja-lhe lugar. Quando é necessário ver o que se estava a passar em Antioquia, Barnabé é enviado. Vai procurar Paulo para juntamente com ele animarem e expandirem esta nova comunidade. Em conjunto trabalharam com êxito durante um ano. Foi durante esse tempo que Barnabé ajudou a organizar um movimento de subscrição durante uma fome generalizada. Os donativos eram levados para Jerusalém por Barnabé e Paulo.

Não temos notícias dele depois da separação de Paulo. Escritos apócrifos falam de uma viagem sua a Roma e do seu martírio acontecido mais ou menos no ano 70, em Salamina, pelas mãos dos judeus da diáspora, que o teriam apedrejado.
A igreja celebra a sua festa a 11 de Junho

1 comentário:

antonio disse...

Faz algum tempo que eu não visitava esta página, hoje foi um banquete catequético.

Estou a recuperar do que aconteceu ao meu blog... e faz-me bem vir aqui.

Beijinhos.

Enviar um comentário