23 de abril de 2007

Santo Estevão - Protomártir


Santo Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos de Jerusalém. Pregava admiravelmente e obtinha numerosas conversões para o Cristianismo, razão pela qual incorreu no ódio dos judeus inimigos da Igreja nascente. Preso e condenado como blasfemo, foi apedrejado. Tem a glória de ser o Protomártir, ou seja, o primeiro mártir que derramou seu sangue por amor a Jesus Cristo.
Depois de Pentecostes, os apóstolos dirigiram o anúncio da mensagem cristã aos mais próximos, aos hebreus, aguçando o conflito, apenas acalmado com a morte de Jesus, com as autoridades religiosas do Judaísmo.


[Mas o número dos seguidores de Jesus aumentava. “Surgiram, então, murmurações entre os de origem hebraica e os gregos, porque no serviço diário eram esquecidas as suas viúvas. Os apóstolos, então, convocaram uma assembleia de cristãos e disseram: “Não nos convém abandonar a palavra de Deus para servir à mesa.
Procurai, antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repletos do Espírito Santo e de sabedoria, e nós os colocaremos na direcção deste ofício. Quanto a nós, permaneceremos assíduos na oração e no ministério da palavra”.
A proposta agradou a toda a assembleia, e foram escolhidos: Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau. Eles foram apresentados aos apóstolos e, depois de terem orado, impuseram-lhes as mãos” ] (cf. Act 6,1-6).



Estêvão, cujo nome em grego significa “coroa”, cheio de graça e de força, operava grandes sinais e prodígios entre o povo. Vieram, então, alguns da sinagoga dos libertos, dos cireneus e alexandrinos, e puseram-se a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. Pelo que subornaram homens que atestaram falsamente que Estêvão pronunciava blasfémias contra Deus. Amotinado o povo, Estêvão respondeu em longo discurso provando a vinda messiânica do Cristo e acusando a incredulidade dos judeus.Então Estêvão foi apedrejado, sendo assistida essa execução por Saulo, o futuro apóstolo Paulo. Santo Estêvão foi o primeiro a derramar o sangue por Cristo, por isso é chamado de “protomártir” (Primeiro Mártir).

O dia de São Estêvão é celebrado no dia 26 de Dezembro. É patrono dos talhadores de pedra.

Suas últimas palavras foram: “Senhor, não lhes imputes este pecado”. Esses factos estão narrados nos Actos dos Apóstolos, capítulo 6 e 7.

Sem comentários:

Enviar um comentário