10 de abril de 2007

Tempo Pascal


Começamos a viver os cinquenta dias mais importantes do ano litúrgico.
São os cinquenta dias que vão desde o Domingo de Páscoa até ao Pentecostes. É a experiência de Jesus ressuscitado e do seu Espírito que nos move. Somos assim chamados ser testemunhas desta Boa Nova através da nossa maneira de viver e também através da nossa palavra.
Os domingos da Páscoa são oito. O primeiro é o Domingo de Páscoa, para os cristãos este é o dia maior do ano. Seguem-se cinco domingos (II, III, IV, V e VI da Páscoa) em que continuamos a viver a festa da Ressurreição de Jesus Cristo.

No sétimo domingo, celebra-se a festa da Ascensão, recordamos a missão que Jesus nos confiou e a Sua subida aos Céus.

No oitavo Domingo culmina o tempo da Páscoa com o dia de Pentecostes, a celebração do fruto da ressurreição de Jesus: o seu Espírito que é derramado sobre os crentes e sobre o mundo.

Neste Tempo Pascal, a primeira leitura não é, como no resto do ano, do Antigo Testamento, mas dos Actos dos Apóstolos. Este livro narra os inícios da comunidade cristã. Ao longo destes cinquenta dias, a primeira leitura vai seguindo todo o livro dos Actos dos Apóstolos, assim, é-nos dada uma visão de como a Boa Nova de Jesus Cristo se espalha e dá fruto.

Sem comentários:

Enviar um comentário