25 de abril de 2007

S. Marcos Evangelista



Marcos, ou João Marcos, era filho de Maria e vivia em Jerusalém. Era primo de Barnabé, conforme os relatos bíblicos (Colossenses 4,10b). Este seria hebreu por origem, nascido provavelmente fora da Palestina e de família abastada.Na sua vida houve a presença marcante de São Pedro, que o tratava como seu filho (1 Pedro 5, 13) e certamente o auxiliou na escrita do Evangelho, pois Marcos era tratado como intérprete de Pedro e, nas suas peregrinações, a literatura era parte constante de seu quotidiano. Escreveu o Evangelho por volta dos anos 60/70, sendo esse o mais antigo dos quatro. Além de Pedro, outro grande companheiro de Marcos foi São Paulo, cuja amizade lhe renderia bons frutos.Conta-nos a tradição que, depois das missões em Chipre e Roma, foi para a Alexandria onde foi martirizado em 74. Em seus próprios escritos temos a narração de seu martírio, pois no dia 24 de Abril foi arrastado por pagãos pelas ruas da Alexandria, com cordas amarradas ao pescoço. No dia seguinte, foi jogado ao cárcere não suportando às torturas e vindo a morrer.

A Igreja Católica festeja o dia de São Marcos em 25 de abril, data em que o evangelista teria sido martirizado.
De acordo com uma visão do profeta Ezequiel (593 a.C.), os quatro evangelistas são representados por quatro animais: o Homem (Mateus), o Leão (Marcos), o Touro (Lucas) e a Águia (João). O leão alado é o símbolo da força do espírito e foi escolhido pela Universidade São Marcos para compor o seu brasão.

Em 829 as suas relíquias foram levadas de Alexandria para Veneza, cidade da qual é santo padroeiro.
Entre os anos de 976 a 1071, foi construída, em sua memória, a estupenda basílica veneziana
.

3 comentários:

Padre Vítor Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Padre Vítor Magalhães disse...

QUE O EVANGELHO SEJA FONTE DE APROXIMAÇÃO A JESUS CRISTO.

Pescador disse...

Não devemos temer aqueles que matam o corpo, mas que nada podem fazer à alma. Com Deus a nosso lado, seremos capazes de tudo.

Abraço!

Enviar um comentário