20 de abril de 2007

As perseguições dos Apóstolos II

Os apóstolos são presentes novamente ao Sinédrio e de novo Pedro faz um discurso. Estava entre os membros do sinédrio um rabi de nome Gamaliel, que toma a palavra para aconselhar o Sinédrio a deixar Pedro e os apóstolos em paz, e dizendo "se o seu empreendimento é dos homens, esta obra acaba por si própria, mas se vem de Deus, não conseguireis destruí-la" (Act.5,38-39). Os acusados são libertados depois de repreendidos e açoitados, recebendo ordens para deixarem de pregar em nome de Jesus Cristo.



Rabi Gamaliel
No judaísmo existiam várias correntes, seitas e partidos: os saduceus, os fariseus, os assénios, os zelotes...
Os saduceus desempenham um papel importante à frente da religião e do Estado. Rejeitam firmemente a ideia da ressurreição dos mortos. Os fariseus são grandes conhecedores da lei judaica. Estão próximos do povo. A atitude aberta de certos fariseus favorece o desenvolvimento da primeira comunidade nos seus inícios. Entre eles há pessoas abertas como o Rabi Gamaliel.
Gamaliel foi defensor dos Apóstolos diante do Sinédrio. Descendente de uma grande família da tribo de Benjamim, é chefe da seita dos fariseus, rival dos saduceus. Homem importante em Jerusalém. Na qualidade de doutor da Lei, dirige uma escola célebre, à qual pertenceu Saulo (S. Paulo), (Act.22,3). Sendo membro do Sinédrio é escutado pelos seus pares.

Sem comentários:

Enviar um comentário