13 de janeiro de 2007

Bodas de Canã



No evangelho de hoje, Jesus inicia a sua vida pública participando num banquete de bodas em Caná da Galiléia e sua mãe estava presente. Também os discípulos de Jesus tinham sido convidados para o casamento.

Durante a festa, Maria está atenta a tudo que acontece e percebe que o vinho está a acabar e a festa corre o perigo de ser interrompida para vergonha dos noivos. Maria pensa logo em socorrer os noivos e procura o caminho mais seguro para fazê-lo. Confia a sua preocupação ao seu Filho e diz-lhe: “Eles não têm mais vinho”. Mesmo depois da resposta de Jesus: “Mulher, porque me dizes isso? Minha hora ainda não chegou”, Maria não desiste e procura os que estavam a servir e dá-lhes uma orientação, que continua válida para todos até o fim dos tempos: “Fazei o que Ele vos disser”. Os serventes cumprem a orientação dada e, a pedido de Jesus, enchem as seis talhas de água.

Já no Antigo Testamento, a imagem das bodas, da aliança era muito usada pelos profetas para expressar a relação entre Deus e o povo de Israel. O povo de Israel nem sempre esteve à altura da primeira aliança e rompeu-a muitas vezes. Deus, porém, não abandonou seu projecto e prometeu, através dos profetas, uma nova aliança, mais perfeita entre Deus e os homens. Para essa nova aliança, era necessário um vinho novo e abundante. O vinho da nova e eterna aliança.

Jesus é o esposo definitivo da humanidade, único capaz de trazer vinho novo, isto é, a verdadeira alegria a humanidade.

Na cruz, Jesus selará com o seu sangue a aliança nova e eterna entre ele e os homens e nos dará a nova lei escrita em nossos corações que nos faz viver no Espírito Santo como filhos de Deus.
Maria esteve sempre presente nesse mistério da aliança entre Deus e os homens.

Na Anunciação, Maria pronunciou o seu “sim”.

No Calvário, ao pé da cruz, ela está presente, quando o amor de Jesus chega ao extremo.

Maria, é a Mãe, mas também a primeira e mais fiel discípula de seu Filho Jesus.
Como discípula ela nos leva a Jesus e nos pede, como aos serventes nas bodas de Cana: “Façam tudo o que Ele vos disser”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fazer o que Ele nos disser é AMAR!!!

Enviar um comentário