20 de janeiro de 2007

Anunciar a Boa Nova



Jesus concretiza a profecia de Isaías.

Os primeiros destinatários da missão de Jesus, são os pobres, a quem foi enviado a anunciar a boa notícia. (eram todos aqueles que estavam privados dos seus bens, que não tinham o necessário para viver, porque foram obrigados a vender as suas terras. Eram quase sempre estes pobres que estavam sujeitos às injustiças dos ricos).

O segundo objectivo visava a libertação dos prisioneiros (prisioneiros eram também os pobres obrigados a viver em condições de escravidão ou prisão, dada a sua impossibilidade de pagar as suas dívidas).

O terceiro grupo de destinatários da missão de Jesus, são os cegos, a quem é enviado para anunciar e realizar a cura da vista.( Estes cegos são todos aqueles cegos, coxos, aleijados a quem Jesus curou, mas Jesus não se limita à cegueira física, coloca-a a par da cegueira espiritual e interior.

A libertação dos oprimidos (são muitas as situações de opressão de que Jesus liberta os homens, como podemos ver pelos relatos evangélicos. A opressão fundamental, de que Jesus liberta os homens é a de satanás, que é a libertação do mal. A par desta, também se devem colocar a libertação da doença, da morte e do pecado).

Assim as expectativas e as solicitações sociais do ano da graça, legisladas em Lv.25,8-55, consideram-se realizadas por Jesus, porque Jesus não realiza apenas um ano agradável ao Senhor, mas também se realiza o «hoje» da salvação definitiva, não é preciso esperar outro momento.

Portanto as expectativas do ano da graça realizam-se no «hoje» de cada momento do nosso encontro com Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário