20 de janeiro de 2007

III Domingo do Tempo Comum


É o começo do ministério de Jesus. Depois do Baptismo no Jordão e da experiência do deserto, Jesus dá início à sua pregação na sinagoga de Nazaré.
A sinagoga era o local da reunião dos judeus, aí se celebrava o Sábado com a leitura da Lei e dos Profetas, seguida de homilia, que era feita por adultos versados nas Escrituras. Jesus no contexto litúrgico da celebração do Sábado, lê a passagem do profeta Isaías (Is.61,1-2) e depois de ter exercido a função de leitor pronuncia uma verdadeira homilia que se resume nas palavras recolhidas pelo evangelista: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir” (Lc.4,21).
Aqui Jesus apresenta-se como o Messias anunciado pelo profeta Isaías e diz mais, o tempo da realização dessa promessa já começou: hoje. Chegou com Ele «a plenitude dos tempos».
Na Sinagoga de Nazaré, Jesus declarou aberto o tempo da sua presença salvadora no meio dos homens e esta presença consiste em levar a termo as promessas da antiga aliança. A expressão hoje não tem um valor cronológico, significa sim o momento em que o Filho de Deus entra na vida dos homens e na história da humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário