6 de fevereiro de 2008

Cinzas


Começa nesta quarta-feira a preparação para a festa mais importante para os cristãos, a celebração do acontecimento central e máximo de toda a história da humanidade. A Páscoa. E porque ela é tão grande, merece uma preparação consciente.
E como iniciamos esta preparação? Colocando cinza sobre a nossa cabeça, como sinal de penitência, isto é, como sinal de que estamos dispostos a seguir no caminho de Deus com seu projecto de justiça e paz para todos.

Serão então quarenta dias de preparação: Quaresma.

Quarta-feira de cinzas! Celebramos neste dia o mistério do Deus misericordioso que acolhe a nossa penitência, a nossa conversão, isto é, o reconhecimento da nossa condição de criaturas limitadas, mortais, pecadoras. Conversão que consiste em crer no Evangelho, isto é, aderir a ele, viver segundo o ensinamento do Senhor Jesus. Numa palavra, trata-se de entrar no caminho pascal de Jesus. “Convertei-vos, e acreditai no Evangelho”: é o convite que Jesus faz (cf. Mc 14,15).É esta palavra que escutamos no momento da imposição das cinzas.
Por que cinzas? É para nos lembrar que na verdade somos pó! Mas não reduzidos a pó!... A fé em Jesus ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Quando o ser humano reconhece sua condição de criatura realmente necessitada da acção de Deus, em Cristo e no Espírito, então Jesus Cristo faz brotar vida de nossa condição mortal. Reconhecer-se assim, é entrar numa atitude pascal, isto é, de passagem com Cristo da morte para a vida. É tempo de conversão, através dos exercícios da oração, do jejum e da esmola ou partilha de bens e gestos solidários, no espírito do Sermão da Montanha.

Quarta-Feira Cinzas
Quarta-Feira Cinzas

Sem comentários:

Enviar um comentário