4 de fevereiro de 2008

Bem-Aventuranças


Jesus ensina o cami­nho para alcançar a felicidade: as Bem­-Aventuranças. Elas são dirigidas a todos os homens, cristãos ou não. São o fermento capaz de transformar o mundo desumano num mundo humanizado.


Eis apenas o seu significado fundamental.
Bem-aventurados os pobres: os que põem de parte a auto-suficiência e abrem o
seu coração a Deus e aos outros.
Bem-aventurados os que choram: os que sentem uma dor profunda pela socie­dade injusta, mas esperam sem desesperar a salvação de Deus.
Bem-aventurados os humildes: os que, apesar de explorados pelos poderosos, mantêm uma confiança ilimitada em Deus e recusam a violência.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça: os que buscam a fraterni­dade e a justiça, que consiste sobretudo na recuperação dos pecadores e dos fracos.
Bem-aventurados os misericordiosos: os que agem como .Jesus, num amor sem limites, sabendo perdoar e aceitar o perdão.
Bem-aventurados os puros de coração: os que têm um coração limpo de hipo­crisia, leal e recto, e, por isso, têm a capacidade de fazer experiência de Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz: os que se empenham na construção de um mundo mais humano, mais fraterno e mais justo, onde é possível a harmonia comum e a sincera alegria de viver.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça: os que seguem o caminho de Jesus e, por isso, são perseguidos, sabendo que sem cruz não há salvação e a única forma capaz de vencer a espiral da violência é o amor.

As Bem-aventuranças não são promessas, são a proclamação de felicidade já para o tempo presente. Quem as pratica experimenta a felicidade, aqui e agora, plenificada, porém, no futuro. Não são ilusões, têm a assinatura de Cristo, que as viveu em plenitude e é a sua garantia. Elas são a Sua biografia completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário