9 de maio de 2007

Viver o Rosário



Assimilar o Mistério «A meditação dos mistérios de Cristo é proposta no Rosário com um método característico, apropriado por sua natureza para favorecer a assimilação dos mesmos. É o método baseado na repetição. A repetição alimenta-se do desejo duma conformação cada vez mais plena com Cristo, verdadeiro programa da vida cristã» (nº26)

Começo e conclusão São vários os modos de introduzir o rosário nos distintos contextos eclesiais. Em algumas regiões, costuma-se iniciar com a invocação do Salmo 69/70:«Ó Deus, vinde em nosso auxílio; Senhor, socorrei-nos e salvai-nos», noutros lugares começa-se com a recitação do Creio em Deus Pai. Estes e outros modos, na medida em que dispõem melhor à contemplação, são métodos igualmente legítimos. A recitação termina com a oração pelas intenções do Papa.


Assim vivido, o Rosário torna-se verdadeiramente um caminho espiritual, onde Maria faz de mãe, mestra e guia, e apoia o fiel com a sua poderosa intercessão. Como admirar-se de que o espírito, no final desta oração em que teve a experiência íntima da maternidade de Maria, sinta a necessidade de se expandir em louvores à Virgem Santa, quer com a oração esplêndida da Salve Rainha, quer através das invocações da Ladainha Lauretana?

É o remate de um caminho interior que levou o fiel ao contacto vivo com o mistério de Cristo e da Sua Mãe Santíssima.

Sem comentários:

Enviar um comentário