8 de maio de 2007

Recitação meditada do Rosário



O Rosário é oração tipicamente meditativa e corresponde, de certo modo, à “oração do coração” (nº5)


O Pai Nosso «Após a escuta da Palavra e concentração no mistério, é natural que o espírito se eleve para o Pai. Em cada um dos seus mistérios, Jesus leva-nos sempre até ao Pai. para Quem Ele se volta continuamente.(nº32)


As dez “Ave Marias” «Este elemento é o mais encorporado do Rosário e também o que faz dele oração mariana por excelência. A repetição da Ave Maria no Rosário sintoniza-nos com este encanto de Deus: é júbilo, admiração, reconhecimento do maior milagre da história. O baricentro da Ave Maria, uma espécie de charneira entre a primeira parte e a segunda, é o nome de JESUS. …Ora, é precisamente pela acentuação dada ao nome de Jesus e ao seu mistério que se caracteriza a recitação expressiva e frutuosa ao Rosário.» (nº33)


O Glória «a doxologia trinitária é a meta da contemplação cristã. De facto, Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai no Espírito. Se percorrermos em profundidade este caminho, achamo-nos continuamente na presença do mistério das três Pessoas divinas para As louvar, adorar, agradecer. É importante que o Glória, apogeu da contemplação, seja posto em grande evidência no Rosário.»(nº34)


A jaculatória final «Na prática corrente do Rosário, depois da doxologia trinitária diz-se uma jaculatória, que varia segundo os costumes. Sem diminuir em nada o valor de tais invocações, parece oportuno assinalar que a contemplação dos mistérios poderá manifestar melhor toda a sua fecundidade, se se tiver o cuidado de terminar cada um dos mistérios com uma oração para obter os frutos específicos da, meditação desse mistério. Deste modo, o Rosário poderá exprimir com maior eficácia a sua ligação com a vida cristã.»(nº35)

1 comentário:

antonio disse...

Durante o mês de Maio, todas as sextas, no meu curso biblico rezamos o Rosário. Nunca é demais reflectirmos sobre as boas razões pelas quais o fazemos.

Enviar um comentário