7 de maio de 2007

Modo de rezar o Rosário


O Rosário é compêndio do Evangelho, diz Santo Padre, João Paulo II, na sua Carta Apostolica sobre o Rosário.

Mas, para, através dele, podermos escutar, no Espírito, a voz do Pai, a fim de contemplarmos o rosto de Cristo, propõe:
Criar ambiente de oração, colocando-se à escuta, através do silêncio.(nº18)
Enunciar o Mistério e fixar um ícone que o recorde e concentre a atenção (nº29)

Escutar (ler) a Palavra de Deus, «para dar fundamento bíblico e maior profundidade à meditação (nº30)

Fazer silêncio. A escuta e a meditação alimentam-se de silêncio (nº31)

Intenções:
Pela paz «o Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, porque consiste na contemplação de Cristo. Ao mesmo tempo que nos leva a fixar os olhos em Cristo, torna-nos também construtores da paz no mundo» (nº40).
Pela família: os pais «O Rosário foi desde sempre também oração da família e pela família. A família que reza unida permanece unida: põe-se Jesus no centro, partilham-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se nas suas mãos necessidades e projectos e dele se recebem esperanças e a força para o caminho.» (nº 41)
… e os filhos «Rezar o Rosário com os filhos e, mais ainda, com os filhos. Pode-se objectar que o Rosário parece uma oração pouco adaptada ao gosto das crianças e jovens de hoje.
Mas a objecção parte talvez da forma muitas vezes pouco cuidada de o rezar. Ora, ressalvada a sua estrutura fundamental, nada impede que a recitação do Rosário para crianças e jovens, tanto em família como em grupos, seja enriquecida com atractivos simbólicos e práticos, que favoreçam a sua compreensão e valorização. Por que não tentar?» (42)

1 comentário:

antonio disse...

A minha aula diária de catequese.

Visita o meu blog e ajuda-me a divulgar o congresso da LOC!

Enviar um comentário