21 de maio de 2007

O culto a Nossa Senhora


Nos séculos XVI e XVII, a piedade mariana assumiu às vezes formas aberrantes, especialmente na Itália, França e Espanha. Foi atribuído a Maria em certo sentido o título de deusa e ela foi indicada como uma espécie de quarta pessoa da Trindade. Ao contrário, nos países atingidos pela Reforma tentou-se separar a Virgem de Cristo. De qualquer modo, os exageros do culto católico para com Nossa Senhora provocam nos protestantes um progressivo afastamento da piedade mariana.

O culto a Nossa Senhora retoma fôlego em escala mundial na era contemporânea, sob o estímulo de eventos prodigiosos. São sobretudo as aparições de Maria em Paris na rue du Bac (1830), em La Salette (1846) e em Lourdes (1854) que voltam a dar-lhe vigor.

O culto a Maria conhece um desenvolvimento tão forte também por reação ao surgimento no cenário mundial de várias ideologias ateias, como o iluminismo, o liberalismo e o marxismo, bem como à difusão do modernismo. A teologia mariana do período padece, porém, de mediocridade.

Só no século XX é que surge um movimento mariano com objectivos e iniciativas elevados, denso de conteúdo teológico.

As diversas Igrejas protestantes estão de acordo em reconhecer em Maria os três atributos de santa, virgem e mãe de Deus, atendo-se rigidamente às palavras da sagrada Escritura, sem deduzir delas outros privilégios.

O culto prestado a Maria varia nas diversas Igrejas: em geral seu nome é lembrado nas orações a Deus enquanto mãe do Senhor; todavia, encontram-se também orações dirigidas directamente a ela, mas somente por honra e louvor à mãe de Deus como modelo de fé e pelos benefícios com que foi gratificada por Deus.

As devoções populares tiveram as mais válidas expressões na recitação do Angelus Domini (O Anjo do Senhor), três vezes ao dia, bem como do santo rosário com a meditação dos quinze mistérios, no mês de Maio.

A devoção mais antiga (século IX) é a de dedicação do sábado a Maria e a que mais se divulgou foi a do canto das ladainhas de Nossa Senhora.

1 comentário:

nahar disse...

Antes de mais obrigado pela tua marca no meu espaço que é teu também.

Tenho que te dar os parabéns por este teu espaço tão bem cuidado. Gostei...prometo vir cá mais vezes fazer uma visita

Enviar um comentário