4 de maio de 2007

Maria dia-a-dia



Maria é celebrada ao longo do ano litúrgico. é recordado sobretudo no tempo do Advento e do Natal, mas também há festas marianas no calendário. As mais importantes são as solenidades da Imaculada Conceição, Natividade, da Anunciação do Senhor e da Assunção. Há também as chamadas festas e memórias e o dia de sábado que é um dia dedicado a Maria assim como mês de Maio que é um mês consagrado a Maria.

Mas hoje queremos sublinhar outras devoções a Nossa Senhora:

Ave-Maria, que reúne a saudação do Anjo da Anunciação e a felicitação de Isabel, Sua prima. A invocação de «Santa Maria» foi-lhe acrescentada pela Igreja e oficializada com o Papa Pio V no séc.XVI.
Angelus, esta oração, recitada de manhã, ao meio-dia e à tarde, faz memória da Anunciação do Anjo a Maria, que deu o Seu «sim» à vontade de Deus para a Incarnação de Jesus, o Verbo de Deus.
Regina Coeli é a oração feita pelos cristãos durante o período da Páscoa. Ela substitui a oração do Angelus, feita nos outros dias.
O Rosário é a recitação da Ave-Maria 150 vezes, e que de 10 em 10 se faz a meditação de um mistério da vida de Jesus. Esta pratica mariana, é atribuída a S. Domingos e foi-se introduzindo na Igreja pouco a pouco desde o séc. XI., até tomar a forma definitiva de 15 dezenas, intercaladas com os mistérios de Cristo: gozosos, dolorosos e gloriosos.
O Terço é, como o nome o diz, a terça parte do Rosário. São 5 dezenas de Ave-Maria intercaladas com os mistérios da vida de Cristo. A meditação dos mistérios está assim distribuídas:

Segunda e Sábado -Mistérios Gozosos (da Alegria)
Terça e Sexta – Mistérios Dolorosos (da Dor)
Quarta e Domingo – Mistérios Gloriosos (da Glória)

Quinta – Mistérios Luminosos (da Luz)

Sem comentários:

Enviar um comentário