25 de abril de 2016

São Marcos Evangelista


João Marcos 
Primo de Barnabé, é referido pela primeira vez nos Actos 12,12, serve para identificar a própria mãe, Maria, para casa da qual Pedro se dirigiu, depois de ser milagrosamente libertado da prisão.
Marcos acompanhou o seu primo Barnabé e Paulo, quando eles partiram na sua primeira viagem missionária. Tinham-no trazido de Jerusalém e levado com eles a Antioquia. Partindo com eles para Chipre, nesta primeira missão. Mas quando chegaram a Perga, Marcos deixou-os e regressou a Jerusalém. Esta decisão terá desagradado a Paulo, pois quando Barnabé pediu a Marcos para os acompanhar numa segunda viagem, Paulo recusou. Isto levou a que Paulo cortasse com Barnabé, após «uma violenta discussão» (Act.15,39) entre eles por causa de Marcos. Mas, Marcos deve ter-se reconciliado com Paulo, porque mais tarde é mencionado nas epístolas de Paulo como um dos seus «colaboradores» (Flm 24 ; 2Tm 4,11).
Marcos também esteve associado a Pedro, como podemos ler em 1Pd.5,13. Esta ligação levou Papias (autor cristão do século II ) a propor Marcos como autor do Evangelho que agora tem o seu nome. Segundo esta teoria, Marcos juntou-se a Pedro em Roma, onde registou ou interpretou as palavras de Pedro, que passaram a ser a fonte principal do segundo Evangelho. 

Foi martirizado em Alexandria, no dia da Páscoa, enquanto celebrava o santo sacrifício da Missa, e teve seu corpo arrastado por uma parelha de cavalos, aos 54 anos.
O seu símbolo como evangelista é o leão, a Igreja católica festeja o seu dia em 25 de abril, data em que o evangelista teria sido martirizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário