8 de abril de 2016

Os primeiros cristãos



A forma de viver dos primeiros cristãos agradava ao povo, pois tinham grande simpatia por eles. E todos os milagres e prodígios que os Apóstolos realizavam, faziam aumentar o número de crentes.
Mas nem todos estavam satisfeitos com esta situação.
Os primeiros cristãos são judeus. Continuam a comportar-se como judeus (vão ao Templo, respeitam o Sábado, cumprem a Lei, fazem a circuncisão). Mas formam um grupo à parte.
Nesse tempo no judaísmo havia muitas correntes: os saduceus, os fariseus, os zelotes, os assénios,...

Saduceus pertenciam uma situação social mais elevada. Eram influentes, todos os cargos de importância nacional quer de estado ou religião, estavam nas suas mãos. O seu comportamento era materialista. Conservadores no que respeita às ideias religiosas, eram fechados à novidade

Fariseus pertenciam à classe média. Não tinham muito dinheiro, mas possuíam o saber e o povo via neles os seus guias espirituais Eram especialistas e fieis à Lei. Estavam abertos a novas ideias esta atitude fez com que certos fariseus favorecessem o desenvolvimento da primeira comunidade de Jerusalém.

O Sinédrio - Era o conselho (ou colégio) dos mais altos magistrados do povo de Israel. Era constituído por 71 membros, pertencentes a três classes de pessoas: os anciãos (representantes da aristocracia laica), os Sumo Sacerdotes normalmente saduceus) e alguns escribas (fariseus). Era presidido pelo Sumo Sacerdote, reunia duas vezes por semana. Gozava de poder político, judicial e religioso.

O Templo de Jerusalém - é o centro de toda a religiosidade e de toda a vida do povo judeu. Era o centro comercial e financeiro de Jerusalém, por causa do grande movimento de peregrinos e centro de encontro de todos os judeus procedentes tanto da Palestina como da Diáspora. Constituía assim a sede da suprema autoridade política e religiosa entre os judeus.

No seu ensino, os apóstolos denunciavam a morte de Jesus, pondo em causa o julgamento feito pelos sumos sacerdotes, os quais tinham condenado Jesus à morte. Esta forma de anunciar opõem-se à maneira de ver dos saduceus, que consideram esta acção perigosa. Então a reacção não se fez esperar. Os Apóstolos são presos, intimidados, açoitados e proibidos de ensinar, talvez com receio do povo, são postos de novo em liberdade. Mas eles não desistem. Continuam a ensinar no Templo (espaço dos judaico) e nas casas (novo espaço dos cristãos). E assim o número dos crentes não parava  aumentar.
Ao longo doa Actos dos Apóstolos encontramos muitas perseguições:

Os Apóstolos eram presos, o que em vez dos enfraquecer aumentava a sua audácia e em vez de produzir medo aumentava o número de crentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário