15 de abril de 2016

Missão de Paulo e Barnabé na Ásia



A partir do capítulo 13 dos Atos dos Apóstolos, começa uma nova etapa na vida da comunidade cristã. Até aqui, Lucas centrava os acontecimentos em Pedro. Daqui em diante, Pedro vai desaparecendo progressivamente da sua narração e surge Paulo que passa a estar em lugar de destaque.
Paulo chamado o apóstolos dos gentios, percorreu muitos lugares, conheceu muitas gentes, levou o Evangelho até aos confins do mundo.
As viagens de Paulo levaram-no a percorrer as províncias romanas, numa época em que o império atingira quase a sua maior extensão e tinha-se criado um estado pacífico e estável com os reinados dos imperadores Augusto, Tibério e Cláudio. 
Viajar no interior do Império era fácil e seguro, graças ao sistema de estradas pavimentadas que ligavam as províncias e cidades principais, bem como às diversas rotas marítimas. Toda esta mobilidade era factor de desenvolvimento na zona mediterrânica. Paulo e os seus companheiros viajaram muitas vezes por estrada e por mar, servindo-se destas vias romanas.
Segundo os Actos, Paulo contactava frequentemente com os organismos de administração romana. Como cidadão romano manteve conversações com altos funcionários do império, como Galião, o procônsul de Acaia; o estadista e filosofo  Séneca (At. 18); Sérgio Paulo, o procônsul de Chipre (At 13); entre outros procuradores, governadores de província e administradores locais.
Paulo levou o Evangelho principalmente às cidades de língua grega do Mediterrâneo Oriental, e foi aí que o cristianismo se implantou com mais êxito.
Antioquia será o ponto de partida para todas as grandes viagens apostólicas de Paulo, e aí voltará sempre para dar acção de graças pela expansão do Evangelho.
A Igreja chegou a Antioquia levada pelos judeus helenistas depois da perseguição que levou à morte de Estêvão. Os helenistas foram expulsos de Jerusalém e estabeleceram-se em Antioquia. Aí pregam e convertem muitos gregos. A Igreja começava a crescer fora de Jerusalém. Este crescimento chega até aos ouvidos dos apóstolos que decidem enviar Barnabé para constatar a evangelização. Ele reconhece a obra de Deus e vai procurar Paulo a Tarso para ambos animarem esta comunidade durante um ano.
Mas Barnabé e Paulo não ficaram por aqui, vão ser protagonistas de uma etapa decisiva na expansão da Igreja através de uma missão na Ásia Menor. E é o Espírito Santo que toma directamente a iniciativa. (At.13,2) e os envia em missão. É Deus que age com eles.  Durante uma vigília de oração, o Espírito Santo pede à Igreja  que envie Barnabé Paulo em missão (v.2).

A cerimónia da saída em missão é marcada por uma imposição colectiva das mãos. Toda a comunidade se sente solidária com os missionários.

Sem comentários:

Enviar um comentário