31 de março de 2008

Depois da Ressurreição II

A Ressurreição de Jesus (Act.1,1-3)


No primeiro dia da semana (Domingo para os cristãos), Maria e Maria Madalena, mulheres que acompanharam Jesus na hora da Sua Paixão e Morte, vão até ao sepulcro e encontram-no vazio e escutam "Não está aqui, Ressuscitou" (Lc.24, 1-12). Partiram e foram anunciar aos outros discípulos. Jesus continuava vivo.
E não temos apenas o sepulcro vazio a testemunhar a Ressurreição de Jesus. Porque a Ressurreição de Jesus não é uma invenção dos apóstolos e dos cristãos dos primeiros tempos, é algo que merece todo o crédito, pois foi testemunhada por muitas pessoas em diversas circunstâncias, através das aparições. Lucas fala-nos do encontro com os discípulos de Emaús (Lc.24,13-35), mais tarde aparece no meio dos apóstolos (Lc.24,36-43). Também os outros evangelistas registam outras aparições antes de Jesus subir aos céus.
Podemos situar Jesus no tempo e encontramo-nos perante factos que são históricos.

É histórico:
- que enquanto Pôncio Pilatos era governador da Judeia, um homem chamado Jesus, pregou, foi seguido por discípulos e foi condenado à morte.
- que esses discípulos proclamavam que Jesus estava vivo, que ele é o Filho de Deus,
- que muitos morreram, foram lançados às feras, porque não queriam negar essa verdade.

Isto é histórico e não há ninguém de boa fé que o possa desmentir. Mas aceitar isto não é ter fé. Pois qualquer pessoa pode chegar até aqui. Agora acreditar nesses discípulos, reconhecer como eles que Jesus Ressuscitou está vivo e que nos dá a vida, isto é acreditar, isto é ter fé.
Os escritos do Novo Testamento mostram-nos a fé desses primeiros cristãos. Eles anunciam aquilo que se passou no seu tempo como uma "Boa Nova" que transformou a vida deles. É esta fé que vamos procurar descobrir através de seu testemunho.
É importante sabermos que os Evangelhos não são uma "reportagem em cima do acontecimento" da vida de Jesus e que os discípulos não fundaram a Igreja a partir dos Evangelhos. Sabemos que não aconteceu assim. Jesus morreu por volta do ano 30 e os evangelhos só muito mais tarde foram escritos (entre o ano 70 e 95). Entre a morte de Jesus e o aparecimento dos escritos dos Evangelistas há a experiência da vida da Igreja primitiva. Isto quer dizer que os escritos nasceram da vivência da Igreja (a comunidade dos discípulos) e não o contrário.
Esta Igreja tem consciência que é o novo povo de Deus, que nasce pela Palavra de Jesus Cristo e que é animada pelo Espírito Santo. A Igreja vive Jesus Ressuscitado, e é esta vida que ela descobre, interpreta e põe por escrito. E é através desta fé da Igreja primitiva que nos é dado a conhecer Jesus.
Para melhor conhecer a Igreja para partir à descoberta do Novo Testamento e para melhor o entendermos devemos começar pelo livro dos "Actos dos Apóstolos".

2 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Exatamente. Muito bem lembrado o último parágrafo!!!

Espero que tenha tido uma ótima páscoa. Deixei um meme para você em meu blog. Passe por lá quando puder.

A Paz de Jesus!

Anónimo disse...

O que aconteceu a Jesus a partir da ressurreiçao?

Enviar um comentário