29 de março de 2008

Felizes os que acreditam


No evangelho da primeira aparição de Jesus Ressuscitado, encontramos a história de Tomé, que é também a história das comunidades de João e das nossas comunidades, porque Tomé duvidou que o Senhor estivesse com eles, e, nos nossos dias, diante de tantas dificuldades, medos e incertezas na vida de fé das nossas comunidades, nós também chegamos a pensar que Jesus não está connosco. Será que ele ressuscitou mesmo? Será que enquanto ressuscitado caminha com as comunidades? Então por que não aparece? Se ele aparecesse e se deixasse ver e tocar, tudo seria maravilhoso e uma multidão iria acreditar.
Mas a Fé não é uma certeza que vem do Ver e Tocar, ela não é comprovação científica, mas Dom inefável de Deus, que vem através do Espírito Santo, concedido aos apóstolos e a toda a Igreja pelo próprio Ressuscitado.
Com certeza todos desejaríamos estar no lugar dos apóstolos, que foram tão felizes tendo Jesus Ressuscitado no meio deles, vendo e tocando...
Mas Jesus dirá o contrário: “Felizes os que acreditam sem terem visto!”
Um sentimento de medo e incredulidade dominou os apóstolos naqueles primeiros tempos após a ascensão do Senhor. Não foi nada fácil para eles e não foi da noite para o dia que começaram a viver a Fé com essa maneira apaixonada como nos descreve Actos. Tiveram muitas dificuldades e muitas dúvidas, exactamente como nós temos e Tomé não foi um caso isolado como parece.
O evangelho coloca-nos a importância de vivermos e participarmos da comunidade, porque ela é o único local onde podemos fazer a experiência do Senhor Ressuscitado. Quando deixamos de ser assíduos, como ocorreu com Tomé, que não foi na celebração do domingo, acabamos por ficar incrédulos e o desânimo poderá abater-nos, porque o pecado cega a alma e o coração e passamos a ver apenas os erros do nosso irmão, não nos dando conta de que Jesus Ressuscitado caminha connosco e vai à nossa frente!

3 comentários:

Anónimo disse...

"Meu Senhor e meu Deus"
Que eu não seja incrédulo como Tomé.
Abre os meus olhos, os olhos do coração para que Te possa ver presente e Ressuscitado em tudo e em todos que fazem parte da minha vida.
Rosa.I.

Guerreiro da Luz disse...

Num mundo como o nosso estamos sujeitos a ter quedas e fraquezas, mas Ele está lá...sim...pronto a dar-nos a mão...
Aumenta a minha Fé Senhor...

joaquim disse...

A fé é dom de Deus, como muito bem dizes, que nós devemos alimentar na Palavra, nos Sacramentos, na entrega.
Para vermos precisamos de acreditar.
Tomé quando acrditou...viu.
Abraço amigo em Cristo

Enviar um comentário