26 de março de 2008

Depois da Ressurreição


Durante o Tempo Pascal a 1ª Leitura é retirada dos ACTOS DOS APOSTOLOS, é o livro do Novo Testamento que melhor nos mostra as primeiras comunidades.
É por este livro que deveríamos começar a leitura do Novo Testamento. Foi escrito por volta do ano 80, o seu autor é LUCAS, e dá-nos a conhecer os primeiros 30 anos da Igreja.
Através do livro dos ACTOS DOS APOSTOLOS assistimos ao nascimento das primeiras comunidades cristãs; a sua caminhada de evolução, as suas aventuras, os seus contratempos, a fé que os unia, a esperança que não os abandonava.
As primeiras comunidades cristãs nascem do "convívio" dos apóstolos com Jesus Cristo. Jesus escolheu doze a quem chamou de apóstolos, "enviados".
No momento de se elevar aos céus, Jesus deixa uma missão aos apóstolos. (ler: Act.1,8)
"Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo" (Act. 1,8)

Primeira comunidade cristã - JERUSALÉM
Depois da morte de Judas o grupo dos apóstolos ficou reduzido a onze. Sentiram necessidade de repor o número de doze (é um número simbólico que representa as doze tribos de Israel ), escolheram Matias, tirando à sorte conforme era costume. Esta escolha foi feita entre discípulos que tinham testemunhado todo o ministério de Jesus.

É destes doze apóstolos que se vai formar a primeira comunidade cristã de Jerusalém e que mais tarde se irá espalhar por todo o mundo.

Nos primeiros dias estes cristão viviam com grandes receios e refugiavam-se em oração constante. Com eles estavam outros discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, que desde o primeiro momento esteve sempre presente.

2 comentários:

Guerreiro da Luz disse...

Olá, desculpa a invasão...

Quando era pequeno (agora também não sou muito grande), sempre gostei de História, mas esta é diferente...esta apaixona-nos...ensina-nos a viver no AMOR de Jesus Cristo...

Abraço

Fá menor disse...

Que também a nós, seus discíplulos, a fé sempre nos una e a esperança nunca nos abandone!

Bjinhos de bom fim de semana

Fa

Enviar um comentário