12 de abril de 2008

O Bom Pastor


“Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância”(Jo 10,10). Ele, contudo, quer que seu exemplo de dedicação, de imolação seja imitado e se prolongue por meio da disponibilidade cristã a serviço sobretudo dos marginalizados, dos sofredores, dos transviados. Cumpre ao fiel personificar, seja onde estiver, a figura do Bom Pastor. Trata-se de viver à maneira de Jesus! Ele prossegue sua missão por intermédio de cada cristão. Para isto é preciso coragem, determinação e perseverança. Conhecer Cristo é segui-lo, obedecer-lho em tudo. Não apenas como um acto de fé ardente, mas também como uma manifestação de retribuição ao Seu Amor. Esta atitude deve ser mostrada na acção de cada dia, o que acontece sempre que estamos em sintonia com o Evangelho.
De Jesus Bom Pastor, a passagem do Evangelho (Jo 10, 1-10), sublinha algumas características. A primeira diz respeito ao conhecimento recíproco entre ovelhas e pastor: "Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem.
Jesus quer dizer com estas palavras que Ele conhece os seus discípulos (e, enquanto Deus, conhece todos os homens); e conhece-os "pelo seu nome", que para a Bíblia quer dizer em sua essência mais íntima. Ele ama-os com um amor pessoal que chega a cada um como se fosse o único que existe ante Ele. Cristo não sabe contar mais do que até um: e esse um é cada um de nós. Ele dá a vida às ovelhas e pelas ovelhas, e ninguém poderá arrebatá-las dele. O Evangelho do bom pastor é proposto no tempo pascal: a Páscoa foi o momento em que Cristo demonstrou ser o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas.

3 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Como é difícil essa coragem, esse empenho de conhecer a Cristo e seguílo, obedecendo-O em tudo. Talvez por isso muitos, com pouca determinação, desistem...
Continuo, com minhas quedas e limitações, a buscar retribuir esse tão grande amor, e levá-lo aos que ainda não O conhecem!
Abraços em Cristo

Maria João disse...

E como é bom ter um "pastor" como Jesus!!!!


beijos em Cristo e Maria

Fá menor disse...

Para além de ser o Bom Pastor, Ele é a porta das ovelhas, ou seja, o guarda de serviço, à porta, de vigia ao rebanho para que o lobo não apanhe nenhuma ovelhinha desprevenida. Assim se revela também o seu amor...

bijinho

Enviar um comentário