24 de abril de 2008

Depois da Ressurreição VII


Filipe leva o Evangelho à Samaria
Após ter apresentado em 2,1-41 o nascimento da Igreja em Jerusalém, Lucas descreve a seguir , até ao fim do capítulo 7, como se exerce aí o testemunho apostólico, como realização da primeira etapa anunciada em 1,8:«Sereis minhas testemunhas em Jerusalém».
O capítulo 8 dá-nos conta do conjunto da actividade missionária desenvolvida fora de Jerusalém.
Para Lucas a morte de Estevão e a perseguição que se lhe seguiu tiveram consequências positivas: o anunciar do evangelho desde Jerusalém até à Judeia e à Samaria.
Com efeito, a «etapa Jerusalém» está terminada, como explica o início do capítulo 8. Perseguida, a Igreja de Jerusalém tem de dispersar «pelas terras da Judeia e Samaria» (8,1).
A evangelização encontra nesta dispersão a oportunidade de se estender fora de Jerusalém. Tendo os Apóstolos ficado aí (8,1b), a evangelização será feita no princípio sem eles. Na Judeia e na Samaria, é Filipe, um dos Sete mandatados pelos apóstolos, que terá o papel central. A maior parte de Act.8 descreve a sua actividade missionária.
Filipe pregou numa «cidade da Samaria» (8,5), diz-se que fez muitas curas em Samaria (8,4-7), os habitantes desta região eram particularmente receptivos a esse tipo de milagres, pois durante algum tempo tinham-se deixado cativar por um praticante de artes mágicas, ou mago, chamado Simão (8,9). Os samaritanos viam em Simão, o Mago, poderes divinos, mas as curas feitas por Filipe foram mais numerosas e impressionantes o que fez com que muitos se convertessem. Também Simão acreditou em Filipe e na Boa Nova do Reino de Deus, tendo-se convertido e recebeu o baptismo juntamente com homens e mulheres da região.(8,12-13).

Sem comentários:

Enviar um comentário