4 de abril de 2008

Depois da Ressurreição III

ACTOS DOS APÓSTOLOS
Os Actos dos Apóstolos é a continuação de outra obra do mesmo autor, o Evangelho de S. Lucas. No Evangelho de S. Lucas relata-se a vida terrena de Jesus até à Sua ascensão; nos Actos dos Apóstolos começando com a ascensão (Act.1,1-11), relata-se a presença de Jesus através do Espírito Santo, que influi em todos os actos dos apóstolos e de quantos aderiram à fé cristã.
Em todo o relato dos Act. Apóstolos destacam-se como personagens principais os apóstolos Pedro e Paulo, mas o verdadeiro protagonista é o Espírito Santo, que ilumina e guia, no curso da história da humanidade, a Igreja de Jesus Cristo.
Os acontecimentos relatados neste livro, abrem o caminho para o projecto que a Igreja de todos os tempos tem para realizar: Anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a toda a humanidade até aos lugares mais distantes do mundo. Podemos dividir este livro em três partes:

1ª Fundação da Igreja de Jerusalém depois da ascensão de Jesus (Act. 1,1 - 8,3).

2ª Difusão da Boa Nova por toda a Palestina (Act. 8,4 - 12,25)

3ª Propagação da fé cristã por todo o mundo mediterrânico até Roma (13, 1 - 28,30)

2 comentários:

Fá menor disse...

Devemos continuar esta Missão dos Apóstolos, sempre tão difícil num mundo tão pagão, eu digo mesmo de "Apagão", o que para mim não é melhor, pois que os pagãos de antes nunca tinham tido contacto com a Luz e os de agora são-o porque a vão apagando.

Beijinhos

mafaoli disse...

É verdade Fá, não há pior cego do que aquele que se recusa a ver.
E neste mundo de hoje, preferimos andar "apagados" e não ser missionários num mundo cada vez mais "pagão".
Bjs :)

Enviar um comentário