1 de dezembro de 2006

Cores Litúrgicas

Com o iniciar de um novo tempo litúrgico, algumas alterações são notadas nas celebrações, entre elas é a cor das vestes litúrgicas
As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o carácter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do ano litúrgico. No princípio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas "cores litúrgicas". Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume.







-Branco-

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, excepto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

-
Vermelho-

Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

-
Verde-

Se usa nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

-
Roxo-
Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

-
Preto-

É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.

-
Rosa-

O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare). (São os chamados Domingos da alegria). Também é pouco usado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de saber se a cor liturgica deve ficar evidenciada somente no ambao ou tambem na mesa eucaristica. Segundo testemunhos, falaram que a toalia da mesa seria a mesma toalia que Jesus foi enrrolado apos descer da cruz e que so o ambao deve representar a cor liturgica ficando assim: o altar coberto com a tolaia branca e o ambao com a cor litrugica da epoca branca, verde,v ermelha, roxa ou roxa. gostaria de saber se o questionamento é valido e em que se fundamenta.
Agradeço a atenção e espero sua resposta.
meu e-mail: marinaldobarbosa@yahoo.com.br

Enviar um comentário