5 de dezembro de 2006

Isaías o profeta do Advento


Apesar de nos Domingos do Advento do ano C se escutar, na 1ª leitura, os profetas Jeremias, Baruc, Sofonias e Miqueias, durante os dias feriais (dias da semana) escuta-se predominantemente o profeta Isaías.

O livro de Isaías é composto por três partes, que só a primeira se pense que é obra do profeta, pois são distintas na época, na temática, na inspiração literária e nos autores.
É uma obra de 66 capítulos.

Primeiro de Isaías: Capitulo 1 a 39
Nasceu cerca do ano 760 aC. Era de família nobre de Jerusalém, homem de elevada cultura.
Viveu numa época muito agitada.
Exerceu o seu ministério no tempo dos Reis de Judá. Profeta ligado à corte, mas não dependente dos reis.
Sempre livre, pronto a criticar os pecados dos reis, dos nobres e do povo em geral. Está próximo do seu povo, denuncia uma religião fechada. Convida a mudar de coração e anuncia a vinda do Messias.
Teve uma personalidade de tal modo forte que a tradição funde na sua pessoa às três partes que compõem o Livro de Isaías.

Segundo Isaías: Capítulos 40 a 55
Os especialistas concordam em dizer que a partir do capítulo 40 se trate de outro autor. O estilo é mais simples, mais conciliador, mais caloroso. A história destes poemas narrativos tem a ver com o regresso dos judeus do cativeiro da Babilónia. Este profeta exerceu o seu ministério durante a última parte do exílio babilónico, entre os anos 587-538aC.

Terceiro Isaías: Capitulo 56 a 66
Esta terceira parte situa-se entre os anos 445-397aC. O povo hebreu regressou à Palestina, já não teme o inimigo, mas os judeus infiéis. O profeta defende a minoria piedosa e condena os que permaneceram num semipaganismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário