18 de dezembro de 2006

Sofonias


O nome Sofonias, em hebraico Sefanya, significa "Deus protegerá", é um dos profetas menores. Pregou em Judá no reinado de Josias antes do ano 622 a.C. É contemporâneo de Naum e de Jeremias.

Sofonias distingue-se pelo rigor moral, rude clareza e franqueza absoluta, simplicidade e energia, baseadas na certeza da acção de Deus na história. Denuncia as injustiças, a idolatria, todo o abuso da autoridade.

A profecia de Sofonias enquadra-se no tempo do rei Josias (640-609). "A mensagem de Sofonias", resume-se num anúncio do Juízo de Deus para castigar os culpados, catástrofe que atingirá tanto as nações estrangeiras quanto Judá. O Estado de Judá é condenado por suas falhas religiosas e morais, inspiradas pelo orgulho e a revolta (3,1.11). Sofonias possui uma noção profunda do pecado: é um atentado pessoal contra o Deus vivo. O castigo das nações é uma advertência (3,7), que deveria reconduzir o povo à obediência e à humildade (2,3), e a salvação só é prometida a um "resto" humilde e modesto (3,12-13). O messianismo de Sofonias reduz-se a este horizonte, que é, sem dúvida, limitado, mas que descobre o conteúdo espiritual das promessas.

Na época de Sofonias o país está desvastado por uma invasão dos Assírios
No centro de suas profecias estão as críticas políticas e religiosas, dirigidas tanto aos ministros e os príncipes da corte, quanto aos que aderiram aos costumes estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário