26 de janeiro de 2008

«Vinde e segui-Me»

«Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo».
Anunciar um reino novo, que está começando a acontecer na região da Galiléia, em Zabulon e Neftali, sem dúvida que era motivo de risos e troça por parte dos poderosos, mas não se trata de um simples anúncio, mas de um chamamento, proposta que exige uma resposta por parte do homem, um convite que atinge o homem no mais íntimo do seu coração, as primeiras pregações de Jesus atraiam muita gente, que aumentava na medida em que viam os sinais que Jesus realizava, mas comprometer-se com ele, ninguém queria, religião é Vida, atitude, comprometimento, assumir o risco de não ser aceite, de sofrer rejeições e perseguições, milhões de pessoas no mundo inteiro são adeptas do cristianismo, mas viver na fidelidade da fé, são poucos.
Ser discípulo requer opção radical, despojamento de si mesmo, abertura total aos princípios do evangelho, a transformação é lenta e requer maturidade, mas é preciso dar uma resposta imediata e pautar a vida a partir desta escolha.
Simão, Tiago, João e André estão na lida diária do seu trabalho de pescadores. Ao ouvirem o primeiro anúncio e o chamamento de Jesus, esses homens rudes, considerados impuros pelo sistema religioso, que nada conheciam das escrituras ou profecias, aceitaram e acolheram de imediato a proposta de uma vida nova, oferecida pelo Nazareno. A partir daí as suas vidas nunca mais foram as mesmas, e para manifestar essa radicalidade, o evangelista afirma que eles deixaram tudo, as redes, as barcas e até o pai Zebedeu.
Esse “deixar tudo” significa que Jesus torna-se naquele momento, o Senhor absoluto de suas vidas, suas palavras e atitudes, seu modo de viver, terá como fundamento a palavra, a pessoa e a vida de Jesus. E assim tornam-se discípulos, isso é, irão aprender com ele como construir este reino que em sua pessoa, já se faz presente.
A Galiléia paganizada, longe de Deus e descrente de tudo, está talvez do outro lado da rua, bem perto de cada um de nós. Galiléia é qualquer lugar onde o homem ainda não tomou conhecimento do projeto de Salvação que Jesus trouxe. A Igreja dos que crêem, e da qual Jesus é o Senhor da Vida e da história, é formada por discípulos que somos todos nós. A nossa opção por Jesus deve ser única e verdadeira, não temos o direito de voltar para trás, em nossa prainha particular, para pegar de volta todas aquelas coisas que um dia havíamos deixado, por causa do reino, Simão, Tiago, André e João, não voltaram...

(Adapt. José da Cruz é Diácono da Paróquia N. Senhora Consolata)

Sem comentários:

Enviar um comentário