10 de maio de 2008

Pentecostes


Pentecostes significa cinquenta dias depois da Páscoa. Páscoa que já era para os judeus a festa da libertação e o Pentecostes a festa do término da colheita, e por isso tinha um sentido de agradecimento, de alegria pela abundância dos celeiros.

Com o decorrer do tempo a Festa de Pentecostes passou a comemorar a promulgação da Lei de Moisés. Por isso, a esta festa acorriam a Jerusalém muitos peregrinos, para agradecer nesse dia a aliança de Deus com a humanidade, com o povo eleito, era um dia de abundância de frutos.

Com a Ressurreição do Cristo, a Páscoa, a Ascensão e Pentecostes são três tempos de um mesmo mistério: o mistério do Cristo Ressuscitado, que acontece historicamente na Páscoa, se confirma na glória da Ascensão e chega à plenitude na descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, constituindo-os em novo povo de Deus, a comunidade cristã.

Pentecostes é a festa do Divino Espírito Santo. Pentecostes é a festa da Igreja divina e humana, santa e pecadora, eterna e temporal, corpo místico do Cristo, formado e vivificado pelo Espírito de Deus.

Que Deus nos ajude a pedir os dons do Espírito Santo. Que Deus nos ajude a assimilar os dons da SABEDORIA, da INTELIGÊNCIA, do CONSELHO, da FORTALEZA, da CIÊNCIA, PIEDADE e do TEMOR de DEUS.
O ESPÍRITO SANTO, fez os apóstolos compreenderem o mistério de Jesus e de sua missão. E deu-lhes a coragem e a lucidez de serem as testemunhas da Ressurreição e do Reino de Deus na terra. O Espírito Santo é o advogado da Igreja, tendo Jesus como cabeça, e como corpo, os discípulos do Senhor. A Igreja celebra a festa de Pentecostes como a data de sua instituição solene.

Em cada solenidade de Pentecostes, a Santa Igreja reaviva o Espírito que nos foi dado como dom de Deus. Assim, reanimados e fortalecidos, seremos a semente germinadora do Reino de Deus, levando à plenitude a vida nova recebida pela fé e pelo Baptismo.


“Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra!”

5 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Sempre me lembro, no pentecostes, o medo que os apóstolos estavam sentindo, e a transformação que Pedro e todos eles tiveram após as línguas de fogo os alcançarem. Pedro converteu a tantos... que essa força, essa fé e essa coragem tome a todos nós nesse dia de pentecostes.
Grande abraço!

antonio disse...

Uma excelente catequese. Que se abram as portas.

osátiro disse...

Catequese que faz muita falta neste mundo da blogosfera.
Temos que lutar, como disse o Cardeal Bertone em Fátima.
Os Católicos têm que se revoltar ( pacificamente) contra a destruição dos valores Cristãos.


Bébés abandonados:
www.mentesdespertas.blogspot.com

Maria João disse...

Passa pelo meu cantinho e faz uma oração...

beijos em Cristo e Maria

Paulo disse...

Que todos sentissem...

Enviar um comentário