31 de maio de 2008

Nossa Senhora da Visitação


Maio é o mês dedicado à particular devoção de Nossa Senhora. A Igreja o encerra com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel, que simboliza o cumprimento dos tempos. Antes ocorria em 02 de Julho, data do regresso de Maria, uma semana depois do nascimento e do rito da imposição do nome de São João Baptista.

A referência mais antiga da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. Em 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa, pois a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união do clero dividido pelo grande cisma.

A Bíblia narra que Maria viajou para a casa da família de Zacarias logo após a anunciação do Anjo, que lhe dissera "vossa prima Isabel, também conceberá um filho na sua idade avançada. E este é agora o sexto mês dela, que foi dita estéril; nada é impossível para Deus". (Lc 1, 26, 37). Já concebida pelo Espírito Santo, a puríssima Virgem foi levar sua ajuda e apoio à parenta mãe do precursor do Messias Salvador.

O encontro das duas Mães é a verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou a oração da Ave Maria e o cântico do "Magnificat", rezados e entoados por toda a cristandade aos longos destes dois mil anos.

3 comentários:

antonio disse...

Recentemente estive na Igreja da Visitação, nas imediações de Jerusalém, onde se crê ser o lugar onde ocorreu o abraço entre as duas primas, local do Magnificat.

Ecclesiae Dei disse...

Meu nome é uma homenagem àquele grande homem que desde o ventre de sua mãe reconheceu Jesus, nesse encontro. Com muita alegria relembro essa festa, que me leva a crer que ainda devo muito a Jesus!
Abraços
João Batista

Maria João disse...

Esta passagem é linda! Já viram bem a acção do Espírito Santo?


Por que não O deixamos agir em nós?


beijos em Cristo e Maria

Enviar um comentário