8 de maio de 2008

Depois da Ascensão



Nos dias a seguir à Ascensão, os apóstolos viviam com grandes receios e refugiavam-se em oração constante. Com eles estavam outros discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, que desde o primeiro momento esteve sempre presente.


A missão: A missão é o testemunho que os apóstolos devem dar da Boa Nova de Jesus. Não basta pregar, é necessário ser testemunha. Devem testemunhar o que viram e ouviram durante o tempo que acompanharam a vida pública de Jesus. Ser testemunhas da sua Vida, da sua Mensagem, sobretudo darem testemunho do seu Mistério Pascal. É esta a Boa Nova que os apóstolos devem espalhar em Jerusalém em toda a Judeia, Samaria até aos confins da terra.

Os doze: O grupo dos apóstolos depois da morte de Judas ficou reduzido a onze. O facto de Jesus ter escolhido 12 apóstolos é significativo. Simbolizando, possivelmente esse número, as 12 tribos de Israel. Os apóstolos decidiram repor esse número, para isso, fazem a escolha de Matias, tirando à sorte de acordo com o precedente bíblico. Em Act. 1,22 Lucas afirma que Judas deve ser substituído por alguém que tenha testemunhado todo o ministério público de Jesus. É este grupo de doze que irá constituir o órgão que governará a primeira Igreja organizada de Jerusalém.

3 comentários:

antonio disse...

Eis o único registo de se ter decidido sobre os desígnios divinos recorrendo às sortes.

mafaoli disse...

António
É na verdade estranho esta forma de escolha, mas neste caso,talvez não tivesse a ver tanto com "sortes", mas confiar que os desígnios de Deus se realizassem.
sortes (lançar) - Método que era seguido para determinar uma escolha, e que freqüentemente se acha exposto na Sagrada Escritura. No A.T. foi, em alguns casos, divinamente determinado, como na escolha do bode emissário (Lv 16.8), e na divisão da Terra Prometida (Nm 26.55 - Js 14.2). Quando foi da crucifixão de Jesus, foram os Seus vestidos repartidos, lançando sortes os soldados, a fim de saberem a quem caberiam (Sl 22.18 - Mt 27.35). Matias foi escolhido por meio de sortes para ocupar o lugar de Judas iscariotes entre os apóstolos (Act 1.26).

Fá menor disse...

E que saibamos hoje também dar testemunho, sem medo!

Beijinho em Cristo

Enviar um comentário