23 de junho de 2007

Solenidade de São João Baptista

E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel

João Baptista é-nos apresentado como o precursor de Jesus, os quatro evangelhos citam o profeta Isaías «Uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas» (Is.40,3) para nos apresentar João Baptista como alguém eleito por Deus para anunciar a vinda do Messias. João é a linha divisória entre o Antigo e o Novo Testamento. Ele personifica o antigo e o anúncio do novo. João era filho de Zacarias, sacerdote que servia no templo de Jerusalém, Isabel sua mãe era descendente de Aarão (Lc.1,5), eram um casal idoso que não tinha filhos. A história do nascimento de João é narrada apenas por Lucas. Em Lucas do capítulo 1,5 até ao capítulo 2,35, podemos ver como o evangelista nos vai alternando a narração referente a João e a Jesus, desde o Anúncio do nascimento até à circuncisão e apresentação no Templo.

2 comentários:

antonio disse...

Também eu habitei grande parte da minha vida num deserto, só que ao contrário de João, o meu era um deserto espiritual, pautado pela ausência de Deus.

Espero que no meu regresso eu O saiba anunciar...

joaquim disse...

João foi "grande" no seu tempo e era procurado por muitos, no entanto foi sempre o anunciador, nunca quis ser mais do que isso.
«Ele é que deve crescer, e eu diminuir.» Jo 3,30
Toca-me profundamente a humildade de São João, que a mim me é tantas vezes tão dificil.
Abraço em Cristo

Enviar um comentário