26 de outubro de 2006

A CATEQUESE É UM MINISTÉRIO




A CATEQUESE É UM MINISTÉRIO, PORTANTO UM SERVIÇO
A Catequese é uma prioridade em toda a Igreja, “A Catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade” (João Paulo II).

A Igreja precisa de catequistas, porém, catequistas conscientes com a missão de:
CATEQUIZAR, ENSINAR E EVANGELIZAR.


CARACTERÍSTICAS DE UM BOM CATEQUISTA
• Espiritualidade profunda – rezar e testemunhar o cristianismo, não perder nunca a intimidade com Deus.
• Integração na comunidade – Participar activamente de toda a vida da Igreja. O catequista deve exercer o ministério de forma continuada e permanente.
• Senso crítico – ler, estudar, e analisar coerentemente os factos da Igreja do mundo. A alienação é um mal que jamais deve tomar o catequista.
• Animação – saber ouvir e dialogar, buscar não mostrar dúvidas e insegurança, animar de tal forma o encontro de catequese, que leve o catequizando a um sede de conhecer a doutrina da Igreja.
• Qualidade humanas – didáctica, psicológicas, equilíbrio, carinho.
• Formação doutrinal – procurar conhecer a doutrina católica, estudar sobre seus diversos aspectos, através de leituras, cursos etc.

Ser catequista não é ser professor. Aulas são dadas na escola. Os encontros de catequese têm a preocupação de anunciar Jesus e levar o catequizando a uma aproximação maior com a Igreja.Por ser considerado pelas crianças como modelo, o catequista deve dar testemunho daquilo que anuncia, viver o que anuncia.

O essencial a um bom catequista é o AMOR, daí emana:
- Compreensão
- Carinho
- Dedicação
- Atenção
- Preparação
- Serviço



Sem comentários:

Enviar um comentário