3 de outubro de 2009

Não separe o homem o que Deus uniu


O projeto criador (Gn 2,18) leva o homem a sair de sua solidão para unir-se à sua mulher como um só ser (Gn 2,24). Dois seres que completam-se. Quem se casa forma parte inseparável da outra pessoa. É por isso que a sociedade sagrada da família escapa ao arbítrio de leis humanas, que nunca poderão sobrepor-se à lei divina do matrimônio monogâmico e indissolúvel.
Não pretendamos corrigir um desentendimento do casal com um mal maior: a separação.
A melhor maneira de ser útil à sociedade não é ceder às suas fraquezas. Já em Ml 2,16 Deus apresenta o repúdio como "uma iniquidade". O próprio equilíbrio emocional dos filhos exige a fidelidade dos pais na unidade inquebrantável ("Gaudium et Spes",48).



Oração
Liberte-me, Senhor, do poder do egoísmo. Ajude-me a
compreender o plano de amor que o Senhor traçou para
mim na família que constituí por vocação. Que eu, com a
luz do Espírito Santo, saiba honrar o papel que me compete
na construção do meu lar. Que desapareça em mim toda
discórdia maligna, toda tentação de arruinar meu lar com a
falta de equilíbrio diante dos revezes da vida. Que o mal
não possa separar o que o Senhor uniu para o bem. Que a
presença do Senhor conserve o amor que tudo suporta,
que santifica e faz a família ser inteiramente do Senhor.
Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário