28 de outubro de 2008

Bispos encerram o Sínodo com uma mensagem poética sobre a Palavra de Deus



Durante a vigésimo primeira Congregação Geral celebrada nesta sexta-feira os pais sinodais votaram a favor da Mensagem final do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, no que, com uma linguagem evocadora e poética, ressaltam a centralidade da Palavra de Deus na vida do Cristão. 

“Os pontos cardeais do horizonte que queremos convidar a conhecer o povo de Deus e que expressaremos por meio de imagens, são quatro: A Voz divina, o Rosto, a Casa e o Caminho”, diz a mensagem, que utilizou um estilo inusualmente sugestivo e figurativo.
“A Voz divina ressona nas origens da criação", diz o texto, "dando origem às maravilhas do universo. É uma Voz que penetra depois na história, ferida pelo pecado humano e atormentada pela dor e pela morte". "É uma Voz que descende depois às páginas das Sagradas Escrituras que agora lemos na Igreja com a guia do Espírito Santo".
“O Rosto: É Jesus Cristo, que é Filho de Deus, eterno e infinito, mas também homem mortal, ligado a uma época histórica, a um povo e a uma terra”.
“É Ele quem desvela o 'sentido pleno' e unitário das Sagradas Escrituras, de modo que o cristianismo é uma religião cujo centro é uma pessoa, Jesus Cristo, revelador do Pai. Ele nos faz entender que também as Escrituras são 'carne', quer dizer palavras humanas que se devem compreender e estudar em seu modo de expressar-se, mas que custodiam a luz da verdade divina que solo com o Espírito Santo podemos viver e contemplar”.
O terceiro ponto cardeal é "a Casa da palavra divina, quer dizer a Igreja", que "assenta-se em quatro colunas ideais: O ensino, quer dizer ler e compreender aBíblia no anúncio efetuado a todos... a fração do pão, ou seja a Eucaristia, fonte e culminação da vida e da missão da Igreja", já que "os fiéis estão convidados a nutrir-se na liturgia na mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo"; asorações... a Lectio divina, a leitura orante das Sagradas Escrituras capazes de levar, na meditação, na oração, na contemplação, ao encontro com Cristo, palavra de Deus vivo; a comunhão fraternal, porque para ser verdadeiros cristãos não basta ser 'os que escutam a palavra de Deus', mas também 'os que a cumprem'".
A última imagem do mapa espiritual é "o caminho pelo que se dirige a palavra de Deus". 
"A palavra de Deus –dizem os pais sinodais- deve rodar pelos caminhos do mundo que hoje são também os da comunicação informática, televisiva e virtual. A Bíblia deve entrar nas famílias, nas escolas e nos ambientes culturais".
"Sua riqueza simbólica, poética e narrativa faz dela um baluarte de beleza tanto para a fé como para a cultura, em um mundo freqüentemente destroçado pela fealdade e a maldade", adiciona a mensagem final.
"A Bíblia também apresenta o hálito de dor que sobe da terra, sai ao encontro dos oprimidos e do lamento dos infelizes. Tem como cume a cruz onde Cristo, só e abandonado vive a tragédia do sofrimento mais atroz e da morte. Precisamente por essa presença do Filho de Deus, a escuridão do mal e da morte se ilumina com a luz pascal e a esperança da glória". 
Finalmente, dirigindo-se aos fiéis do mundo, os pais sinodais dizem: "Vos confiamos a Deus e à palavra de sua graça. Com a mesma expressão de São Paulo em seu discurso de adeus aos chefes da Igreja de Efeso, também nós, os pais sinodais, confiamos aos fiéis das comunidades pulverizadas por toda a face da terra à palavra divina, que é julgamento mas sobre tudo graça". (fonte:ACI)

3 comentários:

Maria João disse...

Que este Sínodo dê mais vida à Palavra de Deus...


beijos em Cristo e Maria

Ecclesiae Dei disse...

Que o Sínodo traga todos os fiéis para mais próximos à Palavra de Deus!

Abraços

Paulo disse...

Agora é passar à pratica essas belas palavras, arregaçar as mangas e seguir em frente na evangelização permanente

Enviar um comentário