3 de agosto de 2008

Partilhar o Pão

Tendo-se retirado para um lugar deserto, Jesus é seguido pela multidão.
Ao entardecer os discípulos sugerem que a multidão seja enviada para comprar comida.
Jesus, porém, apresenta-lhes outra solução: "Vós mesmos dai-lhes de comer". Há uma compreensão comum de que Jesus fez os pães multiplicarem-se. Contudo, ao ser tentado pelo demónio, após seu baptismo, Jesus rejeitou transformar pedras em pães (Mt 4,3-4). Assim também não cabe a Jesus transformar pão em pães, multiplicando-os. Jesus fez um gesto de partilha, com o que tocou os corações de todos. Assim todos aqueles que tinham algum alimento o partilharam também, e todos ficaram saciados. O milagre de Jesus é tocar os corações, comunicando-lhes seu amor solidário e fraterno.
Jesus abençoa os pães e peixes que os discípulos lhe trazem. Abençoar significa redireccionar a Deus aquilo que é de Deus. Significa desvincularmo-nos dos bens em nossa posse, colocando-os ao alcance de todos. A bênção liberta também o coração, e a generosidade leva à partilha e à saciedade de todos.
A partilha é a expressão do amor de Jesus. Nada nos deve separar deste amor (como nos diz S.Paulo) que se manifesta hoje nas pessoas e comunidades que buscam a justiça e consolidam a fraternidade.Eis o grande milagre da vida. Deus dá em abundância para todos. Basta que saibamos colher o dom de Deus e reparti-lo entre todos. Dá para todos ficarem satisfeitos e ainda sobrar para os que vêm depois de nós. O grande milagre não é multiplicar os pães e os peixes, mas repartir o pão e o peixe que cada um tem, entre todos os outros. E sobram doze cestos cheios! Exactamente o número das doze tribos do povo de Deus... É esse o povo que Jesus veio formar e, com ele, fundar um mundo novo, uma nova sociedade e uma nova história. Um povo que celebra o banquete da vida, superando o banquete da morte.
(Adapt. Homilia prof diácono Miguel Teodoro)

4 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Esse evangelho sempre me toca. Vivemos num mundo que deixou de partilhar - hoje fala-se tanto em guardar e guardar. Coloca dinheiro na poupança, aplica, compra ações, aqui no Brasil falam se tanto em juntar seu primeiro milhão, para viver de renda depois... Mas a nós, que seguimos a Cristo, a mensagem é essa: partilhe, tenha caridade, "buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado" Mt
Abraços fraternos

Maria João disse...

Partilhemos... Principalmente o nosso tempo e o perdão...


beijos em Cristo e Maria

joaquim disse...

Às vezes aquilo que temos e nos parece nada, é o tudo que o outro precisa!

Partilhar não é dar o que é nosso, mas sim dar o que Deus nos deu.

Abraço amigo em Cristo

Paulo disse...

Boa escolha:)

Enviar um comentário