14 de setembro de 2008

Exaltação da Santa Cruz

Foi no ano 335, por ocasião da dedicação de duas basílicas constantinianas de Jerusalém, a do Martyrium ou Ad Crucem no Gólgota, foi construída sobre o Monte do Gólgota, e a do Anástasis, isto é Ressurreição, foi construída no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e foi ressuscitado pelo poder de Deus, sendo celebrada pela primeira vez a festa em honra da Santa Cruz, estas basílicas foram construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena.

Quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelo rei persa Cosroe Parviz, durante a conquista da cidade Santa e a partir do século VII comemora-se a recuperação da preciosa relíquia pelo imperador Heráclio em 628. Os historiadores contam que o imperador levou a Santa Cruz às costas desde Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao patriarca Zacaria, no dia 3 de Maio de 630 tendo sido a Festa da Exaltação da Santa Cruz também a ser celebrada no Ocidente.


A celebração actual tem um significado bem maior do que o encontro pela piedosa mãe do imperador Constantino, Santa Helena. A festividade lembra aos cristãos o triunfo de Jesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus. Cristo, encarnado na sua realidade concreta humano-divina, se submete voluntariamente à humilde condição de escravo (a cruz era o tormento reservado para os escravos) e o suplício infame transformou-se em glória perene. Assim a cruz torna-se o símbolo e o compêndio da religião cristã.

5 comentários:

Catequese Vila Santana disse...

PARABÉNS. DE MUITA COISA BONITA A NOSSA IGREJA É DEPOSITÁRIA, MAS MUITAS PESSOAS NÃO TÊM A OPORTUNIDADE DE CONHECER. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG.

antonio disse...

Saúdo o regresso, sempre com um impecável sentido catequético.

Ecclesiae Dei disse...

Continuemos a evangelizar. Ótimo post.
Abraços fraternos.

Maria João disse...

Jesus e Maria ensinem-nos a carregar a cruz, com a Vossa ajuda! E que também nós Vos ajudemos a carregar a cruz desta humanidade!
Amén


beijos em Cristo e Maria

Anónimo disse...

I seldom leave comments on blog, but I have been to this post which was recommended by my friend, lots of valuable details, thanks again.

Enviar um comentário