17 de maio de 2006
MESTRE QUE TENHO QUE FAZER PARA SER BOM?
Apresentaram-se a Jesus um grupo de jovens, entre os 14 e 15 anos, todos eles de muito boas famílias. Jesus ia a caminho e os jovens assistiam a um convívio cristão.
Eles perguntaram-Lhe: “Mestre, que temos que fazer para ser umas pessoas dignas e ganhar o céu?”
Jesus respondeu-lhes:”Já sabeis os mandamentos…”
-“Claro que sim, Mestre. Cumprimo-los desde crianças… Alguns por vezes nos custam um pouco cumprir, mas procuramos confessar-nos regularmente.”
Jesus, então, olhando para eles, um a um, e vendo o empenho que tinham em agradar-Lhe, disse-lhes: “Falta-vos uma coisa: Vós me encontrastes e eu vos chamo para que me sigais. Como imaginais Eu vou a caminho, e vós estais demasiado carregados de coisas para poderdes seguir-me. No entanto, dou-vos algumas sugestões para aliviar a vossa carga e assim podereis começar a caminhada.
E aproximou-se de cada um, pessoalmente.
A uns quantos disse-lhes:” Entra para um grupo de catequese e nele encontraras forças para me seguir.”
E respondiam-lhe assim: “Não posso, coincide com a informática, com o inglês, com a música, com a ginástica, com os meus passatempos, … Tenho que estudar. Já estive num, mas aquilo era uma seca.”
A alguns que gastavam bastante dinheiro, sugeriu-lhes: “Da tua semanada, dá parte do que gastas a quem precise mais do que tu”
E a resposta era esta: “Então, Mestre, tenho que sair com os meus amigos. Eles convidam-me e não posso fazer figura de “pobretão. Ao fim e ao cabo o dinheiro é meu.”
A outro muito ritmado que estava a ouvir música, disse-lhe:”Habitua-te ao silêncio. Assim poderás escutar a voz de quem pede ajuda.”
Mas a resposta foi: “Tenho horror ao silêncio. Além disso, há que viver com ritmo. Eu gosto de estar actualizado quanto aos últimos êxitos.”
Também, disse a alguns:” Tu tens fibra de profeta, porque eu ta dei: Deixa tudo, inclusive o matrimónio e consagra-te totalmente a trabalhar pelo meu Reino.”
E assim lhe responderam:”Senhor, já me disseram que para ser bom cristão não é preciso ser padre ou frade. Além disso, já te deste conta de que muitos deles vivem melhor que ninguém? Por outro lado, custa-me deixar a família, a independência, poder divertir-me a meu gosto, …”
E assim Jesus foi fazendo sugestões que iam além dos dez mandamentos e que tinham a ver com a própria disponibilidade, com o perdão, com o trabalhar pela paz, com o partilhar as coisas pessoais, …
E um por um, a maioria se sentia contrariada a ouvir o que Jesus lhes pedia, pois em realidade, estavam muito cheios de si próprios, e não queriam mudar. Assim que acabaram o convívio, foram para casa tal como tinham vindo, pensando para dentro de si que já faziam bastante…
Então, Jesus, olhando ao seu redor, disse aos que o seguiam:
“Como será difícil para os que têm riqueza entrar no reino de Deus.”
Sem comentários:
Enviar um comentário