3 de maio de 2006

Maio mês de Maria


Maria é celebrada ao longo do ano litúrgico. é recordado sobretudo no tempo do Advento e do Natal, mas também há festas marianas no calendário. As mais importantes são as solenidades da Imaculada Conceição, Natividade, da Anunciação do Senhor e da Assunção. Há também as chamadas festas e memórias e o dia de sábado que é um dia dedicado a Maria assim como mês de Maio que é um mês consagrado a Maria.

Mas hoje quero sublinhar outras devoções a Nossa Senhora:

Ave-Maria, que reúne a saudação do Anjo da Anunciação e a felicitação de Isabel, Sua prima. A invocação de «Santa Maria» foi-lhe acrescentada pela Igreja e oficializada com o Papa Pio V no séc.XVI.

Oração do «Angelus», esta oração, recitada de manhã, ao meio-dia e à tarde, faz memória da Anunciação do Anjo a Maria, que deu o Seu «sim» à vontade de Deus para a Incarnação de Jesus, o Verbo de Deus.

O Rosário é a recitação da Ave-Maria 150 vezes, e que de 10 em 10 se faz a meditação de um mistério da vida de Jesus. Esta pratica mariana, é atribuída a S. Domingos e foi-se introduzindo na Igreja pouco a pouco desde o séc. XI., até tomar a forma definitiva de 15 dezenas, intercaladas com os mistérios de Cristo: gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos.

O Terço é, como o nome o diz, a terça parte do Rosário. São 5 dezenas de Ave-Maria intercaladas com os mistérios da vida de Cristo.
A meditação dos mistérios está assim distribuídas:

Segunda e Sábado -Mistérios Gozosos (da Alegria)
Terça e Sexta – Mistérios Dolorosos (da Dor)
Quarta e Domingo – Mistérios Gloriosos (da Glória)
Quinta – Mistérios Luminosos (da Luz)

Estes últimos foram acrescentados pelo Santo Padre João Paulo II.
O Papa João Paulo II era um grande devoto de Maria e em todas as suas cartas e encíclicas fez referencia à Mãe de Jesus. No passado mês de Outubro de 2002 dirigiu aos cristãos uma carta apostólica «O Rosário da Virgem Maria». Em que pedia que dedicássemos este ano ao «Rosário».
E nessa carta pede aos cristãos de não deixem de rezar à Nª Senhora e que o rosário (ou terço) é a a melhor forma de chegar até Jesus Cristo através de Maria.
E mais, propõe outros mistérios da vida de Jesus sobre os quais devemos pensar e meditar.
Diz-nos, que para o Rosário possa ser mais completo, é necessário que, depois de recordar os momentos da encarnação e vida de Jesus (Mistérios da Alegria) e antes dos momentos de sofrimento e paixão (Mistérios da Dor) e da Ressurreição (Mistérios Gloriosos), a meditação se deveria concentrar também em momentos significativos da vida pública de Jesus (Mistérios da Luz).

E estes cinco novos mistérios são:

Baptismo no Jordão (Mt.3,13-17),
Bodas de Cana (Jo.2,1-11),
Anuncio do Reino de Deus (Mc.1,14-15)
Transfiguração (Lc.9,38-36), e
Instituição da Eucaristia (Lc.22,14-20).

Sabemos que nem sempre é fácil seguir Jesus, por isso pedimos a ajuda da Sua Mãe. E é através de Maria que chegamos até Jesus.
Ao rezar o terço ou o Rosário, estamos a meditar nos mistérios da vida de Jesus e a pedir a intercessão de Maria para fazermos a vontade de Jesus e a melhor forma é tomá-La como modelo de fé e procurar ser como Ela e escutar o pedido que ela nos faz nas Bodas de Cana «Fazei o que Ele vos disser».

Sem comentários:

Enviar um comentário