23 de março de 2006

Monte de Tabor

Quanto tempo passado no deserto, depois a subida ao Tabor. E até se pode dizer "como é bom estarmos aqui", mas tempos que regressar à vida de trabalho, de luta. Não temos o direito de fugir, de deixar os problemas para tràs, ficar a viver de projectos idealizados. Subir ao Monte é bom mas não se pode ficar lá para sempre é preciso regressar.
Talvez se possa compara a nossa caminhada a três Montes.
O Monte Tabor que simboliza o tempo luminoso, graciosidade e generosidade, onde os nossos projectos tomam forma, onde muitas vezes somos tentados a ficar a sonhar com os nossos projectos.
Logo em seguida encontramos o Monte do Calvário, do sacrifício. Tempo duro, onde o desalento toma conta de nós, a agonia, a tentação de desistir de fugir. É onde os nossos projectos muitas vezes encontram obstáculos. É aqui que temos que passar pela Via da Cruz.
Mas eis que chegamos ao Monte da Ascensão, tempo de felicidade, tempo em que se descobre a Luz. Tempo de ver os nossos projectos realizados. E de lá avistamos o caminho percorrido e lembramos a Mensagem de Jesus «A Glória não se alcança sem a Cruz»
Vamos continuar a nossa caminhada da Quaresma.

Sem comentários:

Enviar um comentário