28 de julho de 2007

"Ensina-nos a orar"


O Evangelho deste domingo dá-nos um ensinamento claro de Jesus sobre a oração. Jesus é o homem orante. Como ele, também seus seguidores são chamados a serem homens e mulheres orantes. A oração constitui um dos elementos essenciais da vida cristã e do seguimento de Cristo.


Como outrora aos discípulos, hoje Jesus ensina-nos a oração da vida, no diálogo permanente com o Pai. Na oração, expressam-se nossas relações e preocupações fundamentais. "Quando rezarem, digam: 'Pai'...". Para Jesus, a oração do discípulo é expressão da relação filial com o Pai, do acolhimento de sua vontade e do compromisso com seu Reino; é expressão da súplica e da busca comunitária do alimento quotidiano (O pão nosso de cada dia). É expressão, também, de relações fraternas e solidárias, sabendo perdoar e acolher o perdão, jamais cedendo à tentação do mal, deixando-se seduzir pelo poder, pela corrupção, pela injustiça e pela auto-suficiência.


A oração deve ser persistente, na certeza de que Deus a atenderá. Não cabe ao orante determinar a forma de como Deus vai atendê-lo.

Ela exprime a filial confiança: o Pai atenderá quem lhe suplicar, humilde e confiantemente, o dom do Espírito Santo.

2 comentários:

antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
antonio disse...

Como seria bom que tivéssemos sempre presente esta tua reflexão. Mas quantas vezes nos concentramos mais naquilo que pedimos, do que na oração?

Enviar um comentário