9 de fevereiro de 2006

Ir à Eucaristia para quê?

Uma frase que li de um adolescente (14-17 anos ?) fez-me pensar, era mais ou menos isto: tenho que ir à Eucaristia, odeio a missa. Não é nada de novo porque muitas vezes já ouvimos coisas identicas, tais como, a missa é uma seca, é sempre a mesma coisa, não me diz nada, ...
E a verdade é que vamos ouvindo e achando natural, é da idade, mas crescem e continuam a pensar da mesma forma. Já tenho reflectido sobre isto muitas vezes, e por mais voltas que dê continuo a pensar que parte da culpa é da catequese que "impingimos" aos que nos são confiados, muitas palavras, muita coisa sem sentido, falar, falar, pouco testemunho ou nenhum, e o mais grave, não transmitir com amor, com verdade. A Eucaristia, o sacramento principal do cristão baptizado, tem que ser dada a conhecer, saber porque se faz, como se faz, mostrar passo a passo a caminhada da Eucaristia.
É sempre a mesma coisa, pois é, mas somos nós cristãos que temos que saber levar em cada Domingo uma coisa nova para o altar, e assim renovar semana após semana a nossa vida de cristãos, levar para a vida a força da Palavra que escutamos em cada Eucaristia e o compromisso de durante uma semana saber partilhar essa Palavra com aqueles que nos rodeiam.
Ninguém pode amar aquilo que não conhece.

1 comentário:

marta disse...

"Ninguém pode amar aquilo que não conhece."
Tens razão... da mesma forma q
"Ninguém dá aquilo que não tem."
Cabe-nos a nós recebermos, para tb podermos dar...
Gostei deste espaço! :-)

Enviar um comentário